Terça-feira 16 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Monografia de estagiário da Fiperj sobre fertilização artificial em anfíbios anuros é finalizada com êxito.
Autor:
11/07/2017 - 10:00
O aluno, orientado por pesquisadora da Fundação, obteve conceito excelente e apresentou resultados de grande importância.

No último dia 28 de junho, ocorreu na Universidade Castelo Branco (UCB) a defesa de monografia do estudante William Nascimento Silva, que foi estagiário da Fiperj por três anos na Estação de Aquicultura Experimental de Guaratiba Almirante Paulo Moreira (EAAPM) - Guaratiba/RJ. Bolsista pelo CIEE e pela Faperj, o aluno obteve conceito excelente e nota 10 de todos os membros da banca.

O estudante foi orientado pela pesquisadora da Fundação, Silvia Mello, e o tema da monografia foi a técnica de fertilização artificial de anfíbios anuros. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Ranicultura da EAAPM da Fiperj e evidenciou a importância da utilização da técnica na garantia de reprodução nos ranários, assim como nas pesquisas de melhoramento genético e projetos de repovoamento de anfíbios.

No estudo, foi observado que o sucesso da fertilização artificial depende das condições de manutenção dos reprodutores e matrizes, ou seja, estes deverão ser mantidos em baias climatizadas com fotoperíodo, umidade e temperatura controlados, além de apontar que o peso e idade dos animais influenciam na quantidade de óvulos e espermatozoides obtidos. Estes resultados são importantes pois se reflete em medidas que podem ser aplicadas pelos produtores, resultando em uma melhoria da produtividade. Outro fator que deve ser levado em conta é que durante a sua atuação na Fiperj o estudante pôde adquirir conhecimentos que serão importantes para sua atuação profissional.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741