Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Técnicos da Fiperj ministram curso prático de defumação em pescado na Ilha Grande, Angra dos Reis.
Autor:
21/07/2017 - 10:00
O curso, resultado de pesquisa desenvolvida na Fiperj com peixes e moluscos, contou com a presença de pescadores e maricultores.

Na último dia 12/07, os técnicos da Fiperj Flávia Calixto e Eduardo Machado ministraram um curso prático de defumação em pescado na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. O curso é resultado de pesquisa desenvolvida na Fiperj com peixes e moluscos, e foi então difundido para o setor pesqueiro.

A defumação é um processo tradicional que pode ser realizado de maneira artesanal em busca um produto com maior durabilidade e com características sensoriais próprias. Tradicionalmente a comunidade japonesa da Ilha Grande já processa artesanalmente o Dashicô, produto proveniente da defumação por carvão e secagem da sardinha.

O evento, realizado em parceria com a Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (AMBIG), contou com a presença de pescadores e maricultores, assim como outros interessados, totalizando aproximadamente 15 participantes.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741