Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Trabalho de pesquisa da Fiperj é indicado a prêmio internacional
Autor:
20/10/2017 - 10:00
No projeto, coordenado pelo pesquisador da Fiperj Felipe S. Landuci, ocorreu a formulação de uma ração específica de alta qualidade,posteriormente comparada com a dieta comumente utilizada para o cultivo do Bijupirá em Angra dos Reis/RJ.

A pesquisa realizada pelo pesquisador Felipe Schwahofer Landuci, em parceria com o grupo OMAURICI – AS, foi indicado ao prêmio "Leadership and Innovation Awards 2017", oferecido pela The Marine Ingredients Organization - IFFO, uma organização de comércio internacional que representa e promove empresas membros da indústria da farinha e óleo de peixe em todo o mundo.

A farinha de peixe é o principal ingrediente utilizado nas rações de peixes e crustáceos cultivados. É um alimento natural, balanceado, com alto valor nutricional. O óleo de peixe é a maior fonte natural de ácidos graxos de cadeia longa do tipo omêga 3 e além da alimentação animal, há um mercado em franca expansão na utilização humana.

Na parceria com o grupo OMAURICI – AS, por intermédio do representante, Pablo Lopez Bruzual, o pesquisador Felipe S. Landuci recebeu a doação de farinha e óleo de peixe PROFIFISH, direto da República Islâmica da Mauritânia, para a formulação de uma ração específica de alta qualidade e comparar a dieta baseada em peixe comumente utilizada para o cultivo do Bijupirá em Angra dos Reis/RJ. Os resultados indicaram um bom desempenho produtivo em ambos os grupos, com exceção da conversão alimentar mais baixa e a eficiência protéica mais alta do grupo alimentado com a ração formulada. Já a qualidade nutricional dos filés foi bem próxima a dieta convencional. Do ponto de vista ambiental, a ração apresentou uma menor eutrofização devido a menor descarga de nitrogênio no ambiente e foi melhor aproveitada nutricionalmente, depositando menos resíduos no leito.

Entre outros parceiros deste estudo estão a Central Norte Rações, a Maricultura Costa Verde e a Prefeitura de Angra dos Reis. O vencedor do prêmio será anunciado durante a 57ª Conferência anual da IFFO, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2017, em Washington, Estados Unidos da América.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741