Sábado 20 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Pesquisadores da Fiperj apresentam trabalhos no 7º Clecta na Colômbia.
Autor:
23/10/2017 - 10:00
O Congresso, ocorrido em Cartagena, contou com a apresentação de seis trabalhos de profissionais da Fiperj nas áreas de higiene, processamento tecnológico e gastronomia com produtos elaborados com carne, ossos e pele de rã.

Ocorreu entre os dias 10 e 14 de outubro de 2017 o 7º Congresso Latino Americano e do Caribe de profissionais e Estudantes de Ciências e Tecnologia de Alimentos e Gastronomia (Clecta 7) em Cartagena, na Colômbia. No evento, foram apresentados trabalhos de pesquisadores da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) em parceria com pesquisadores do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisadora da Fiperj Silvia Mello apresentou os resultados das pesquisas que coordena, no âmbito do projeto "Desenvolvimento da carne e dorso de rã desidratada para utilização em dietas especiais", realizado com apoio financeiro da Faperj (Processo E-26/010.001980/2014). Também foram apresentados resultados de pesquisa coordenada pelo pesquisador José Seixas Filho no âmbito do projeto "A carne de rã na culinária asiática: aproveitamento integral do alimento".

O evento foi uma oportunidade de intercâmbio com pesquisadores, professores e estudantes de países das Americas e Caribe. Os trabalhos realizados pela Fiperj e parceiros, nas áreas de higiene, processamento tecnológico e gastronomia com produtos elaborados com carne, ossos e pele de rã atrairam o interesse de profissionais e estudantes que atuam no setor. Do Brasil além de pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ, UNISUAM, PESAGRO e UFRJ) estavam presentes delegações da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De modo geral, foram aprovados e apresentados no Congresso um total de seis trabalhos:
1-Development and evaluation of physico-chemical characteristics of freeze-dried meat from bullfrog: proposal of food of easy preparation
2-Microbiological and sensory characteristics of freeze-dried products elaborated with bullfrog meat for use in special diets
3-New processing of bullfrog skin for human consumption
4-New cuts of bullfrog carcass and its application in Asian gastronomy
5-Food production based on meat and bone flour of bullfrog carcass
6-Identification by maldi-tof-ms of changes in the quality of the bullfrog meat protein: in natura and cooked

O Clecta 7 foi realizado pela Associação Colombiana de profissionais e estudantes de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ACOPECTA) em parceria com a Associação para a Ciência e Tecnologia de Alimentos de Cuba (ACTAC), Associação Latino Americana e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ALACCTA) e Programa de Engenharia de Alimentos da Universidade de Cartagena.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741