Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Fiperj participa de reunião na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Guapimirim
Autor:
30/01/2018 - 15:00
O tema da reunião foram as futuras ações decorrentes da celebração do Termo de Cooperação Técnica entre a Fiperj e a Prefeitura Municipal de Guapimirim

A Fiperj iniciou o ano realizando uma reunião na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Guapimirim, no dia 10 de janeiro. Estavam presentes o secretário e o subsecretário da pasta, outros membros da secretaria, técnicos da Emater/Rio, extensionistas e diretor de Pesquisa e Produção da Fundação.

Nesta reunião, foram prestados esclarecimentos sobre as ações que serão executadas com a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre a Fiperj, por meio do seu Escritório Regional Metropolitano I (sede em Niterói) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Também foi realizado um detalhamento do projeto de piscicultura (criação de peixes) intitulado "Programa de Desenvolvimento da Aquicultura Familiar” que o município está na eminência de implantar.

Entre as futuras ações a serem executadas no município, destacam-se as visitas técnicas aos 31 produtores selecionados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca mediante critérios de viabilidade; a realização de um curso de piscicultura para a segunda quinzena de fevereiro/2018; palestras sobre políticas públicas e boas práticas de manejo e manipulação de pescado; excursões da equipe da Secretaria à Cooperativa Regional dos Piscicultores e Ranicultores do Vale do Macacu e Adjacências (Cachoeiras da Macacu) e Cooperativa dos Aquicultores do Sul Fluminense (PeixeSul, em Piraí), para melhor conhecimento das boas praticas em manipulação, processamento e comercialização de pescado em um entreposto; bem como ao Centro de Treinamento em Aquicultura de Rio das Flores da Fiperj, com objetivo de obter informações sobre todas as etapas do cultivo de tilápias em viveiros escavados.