Sexta-feira 29 de Março de 2024

1° Oficina de Estatísticas de Pesca do Estado do Rio de Janeiro: Metodologia de expansão amostral
Autor:
18/05/2018 - 17:00
A Oficina ocorreu na sede da Fiperj, em Niterói, nos dias 17 e 18 de maio

Aconteceu na sede da Fiperj, em Niterói, nos dias 17 e 18 de maio de 2018, a 1° Oficina de Estatísticas de Pesca. O intuito do evento foi analisar os primeiros dados provenientes do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado do Rio de Janeiro (PMAP-RJ).
Nessa oficina estiveram presentes técnicos do IBGE, consultores metodológicos do projeto, além da equipe PMAP-RJ, composta por técnicos da Fiperj.

O PMAP-RJ vem levantando dados de desembarque pesqueiro em todo o litoral fluminense, desde julho de 2017. Os primeiros dados a serem publicados se referem ao 1° semestre monitorado, ou seja, de julho a dezembro de 2017.

Durante a Oficina, os consultores apresentaram uma metodologia conhecida como MEPE, que foi utilizada para expansão amostral dos dados coletados diariamente pelos agentes de campo, e os resultados expandidos da produção pesqueira fluminense por município, categoria de pescado, aparelho de pesca e tipo de pesca (artesanal e industrial).

O MEPE, Metodologia Estatística da Pesca Embarcada, é uma metodologia desenvolvida por técnicos do IBGE para o monitoramento pesqueiro e que está sendo adotado no PMAP-RJ. "Esta metodologia tem por objetivo estimar estatísticas pesqueiras de boa qualidade", explica Lima-Green, consultor metodológico do PMAP-RJ.

Depois de um semestre de coleta de dados em mais de 250 locais de descarga, puderam ser produzidas as primeiras estimativas com expansão amostral, cujos resultados apresentaram excelente precisão, onde se destaca a produção pesqueira da região com apenas 2% de erro amostral, analisa o colaborador do PMAP-RJ, o estatístico Guilherme Moreira, que ainda ressaltou o bom trabalho desempenhado pela equipe PMAP-RJ, dos agentes de campo aos coordenadores. "É muito importante ter dados confiáveis sobre a pesca, isto só tende a fortalecer o setor pesqueiro com informações necessárias à construção da cidadania e do desenvolvimento do setor", finaliza.

Estes resultados comporão o relatório técnico semestral do projeto referente ao período julho-dezembro de 2017 que está em fase final de elaboração. Após sua entrega, o mesmo será disponibilizado no portal do projeto (http://pescarj.fundepag.br).

Estas informações também voltarão para a sociedade e para o setor pesqueiro, parceiros da FIPERJ, por meio de ações devolutivas, previstas para acontecer a partir do mês de julho de 2018.

O calendário das devolutivas será divulgado, entre outros meios, pelo portal do PMAP-RJ. Fique atento!