Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Fiperj implementa novo banco de dados para acompanhamento das ações à campo
Autor:
20/06/2018 - 12:00
Novo banco de dados criado pelo próprio corpo técnico irá facilitar a análise das informações que são base para o planejamento de ações futuras

Na primeira quinzena de junho, a Coordenadoria de Extensão da Fiperj, concluiu a apresentação do Banco de Dados da Extensão (BDE) nos doze escritórios regionais, com objetivo de identificar o perfil dos pescadores, aquicultores e suas formas organizacionais, com informações consideradas essenciais, como idade, sexo e, sobretudo, os atendimentos continuados, possibilitando uma visão mais ampla deste público alvo.

Cabe mencionar que esta ferramenta de planejamento, monitoramento e avaliação do trabalho de assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola (ATEPA), foi idealizada pelo extensionista Eliezer Batista, que desde 2017, vem se dedicando em pesquisar o assunto. O resultado deste trabalho que culminou com a implementação de um sistema de gerenciamento de banco de dados, por meio de um software que incorpora funções de definição, recuperação e alteração de dados.

Segundo o elaborador da ferramenta, essa nova forma de registro permite não somente informar o CPF do beneficiário, mas, principalmente, apontar o tipo de atendimento e o período necessário para a emissão e/ou elaboração de um dado documento.

Para o Diretor de Pesquisa e Produção, Pedro Paulo Carvalho, o banco de dados servirá para acompanhar as ações realizadas nos escritórios regionais, e, principalmente, possibilitará um conhecimento mais detalhado desses setores produtivos. Com uma visão da realidade, certamente poderemos realizar um planejamento mais dinâmico e preciso, de acordo com as necessidades e demandas das comunidades pesqueiras e aquícolas.