Quinta-feira 28 de Março de 2024

Projeto de Unidade Demonstrativa de Piscicultura em Itaperuna
Autor:
31/10/2018 - 09:40

No segundo semestre de 2018, foi concluída a construção das instalações do projeto da primeira Unidade Demonstrativa de Piscicultura do município de Itaperuna. O projeto foi idealizado pelo Escritório Regional Noroeste Fluminense II da Fiperj, juntamente com a Emater-Rio e a Secretaria de Agricultura do Município.

O objetivo é o incentivo da criação de organismos aquáticos na região noroeste através de cursos, palestras e dias de campo na unidade. Serão abordados temas e práticas de educação ambiental, manejos em sistemas de cultivos adequados à região, alimentação, manejo de dejetos, entre outros.

A Unidade demonstrativa foi planejada em parceria com o responsável João Victor Lima Barreto e projetada pelo extensionista Ramon de Sousa Rego, com colaboração dos extensionistas Diogo Fonseca da Rocha, Aline Thomasi, Lígia Bernadochi e José Antônio Moreira Pinto. A Unidade Aquícola foi projetada com 3 viveiros semi-escavados de 1000m² e um tanque de decantação de 10% da área de cultivo, de acordo com a legislação vigente, totalizando 3300m² de área de cultivo. Todas as práticas e manejos serão realizados de forma sustentável para minimizar os impactos ao ambiente e fomentando o cultivo de alimento de qualidade. A autorização para construção foi outorgada pela Secretaria de Agricultura de Itaperuna e o projeto foi caracterizado como inexigível de licença ambiental, devido as suas características de cultivo, distância do rio e práticas propostas, motivo também de demonstrar que é possível criar peixes e ser ambientalmente correto.

O projeto de desenvolvimento sustentável à cadeia de produção de pescado é uma das missões da Fiperj, e um passo para o aumento da produção e do consumo de peixes no estado do Rio de Janeiro.