Sábado 17 de Novembro de 2018

Notícias / Detalhe
Técnicos da Fiperj participam do XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos
Autor:
01/11/2018 - 14:30
O tema do evento foi "O Uso Consciente da Biodiversidade: Perspectivas para o Avanço da Ciência e Tecnologia de Alimentos"

Os extensionistas da Fiperj, André Medeiros e Juliana Guimarães, e a pesquisadora, Flávia Calixto, participaram, em meados de agosto, em Belém – PA, do XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. O evento, de importância internacional, reuniu pesquisadores de diversas áreas envolvidos com o tema, que foi “O Uso Consciente da Biodiversidade: Perspectivas para o Avanço da Ciência e Tecnologia de Alimentos”, onde foram discutidos os principais aspectos que visam a utilização plena da biodiversidade através de processos e/ou tecnologias limpas e com baixo impacto ambiental, com o intuito de desenvolver inovação e sustentabilidade na produção de alimentos seguros e de qualidade.

O congresso teve uma programação científica de elevado nível com a participação de representantes renomados dos mais diversos setores da área de alimentos e ainda ofereceu a apresentação de trabalhos científicos, dos quais participaram com e-pôster todos os membros participantes da Fiperj. O evento foi de grande valia para os servidores da Fundação presentes, que puderam discutir os temas propostos nas diferentes palestras acerca do pescado.

Em parceria com a pesquisadora Flávia Calixto, o extensionista André Medeiros apresentou os resultados do experimento da qualidade microbiológica e composição centesimal de produto tipo caviar defumado, oriundo do cultivo de trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss) da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Também em parceria com a mesma pesquisadora, a extensionista Juliana Guimarães apresentou o poster tratando dos resultados de duas formulações de salsicha, uma sem colágeno e outra com colágeno e óleo de canola, utilizando o tira-vira (Percophis brasiliensis) da categoria “mistura”, na modalidade de pesca de arrasto desembarcada em Niterói/RJ, e realizando análise comparativa de composição centesimal e do perfil mineral. Os trabalhos representam inovações na área de tecnologia de alimentos, visando agregar valor a produtos que podem vir a ser desenvolvidos por profissionais envolvidos na cadeia produtiva do pescado.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741