Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Consórcio de Agricultura da Baixada é tema de evento na Fiperj com presidente Vicenildo Medeiros
Autor: Ascom Fiperj
14/03/2019 - 18:00

Com objetivo de debater o Consórcio Intermunicipal de Agricultura da Baixada Fluminense, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Vicenildo Medeiros, participou ao lado do secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado (Seappa), Eduardo Lopes, na tarde desta quinta-feira (14/03), de um encontro com secretários municipais de Agricultura e representantes do Governo do Estado, no Auditório Prefeito João Sampaio, na sede da Fundação.

A união dos municípios da região visa dar mais um passo em direção à criação do Consórcio Intermunicipal para Produção de Alimentos na Baixada Fluminense (Con-Alimentos). O projeto de criação do consórcio começou a ser debatido em maio de 2017 e envolve os municípios de Nova Iguaçu, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Queimados, Japeri, Paracambi e Mesquita.

Além de implantar políticas públicas comuns entre os municípios envolvidos para e transformar a região como polo produtor de alimentos, valorizando o produtor rural. A proposta inclui medidas que facilitam a comercialização e o fornecimento para os próprios municípios, por exemplo, para a merenda escolar.

Segundo Vicenildo Medeiros, a Baixada Fluminense possui um grande potencial para o desenvolvimento agrícola e da pesca. “Com a união iremos potencializar o que cada um tem em termos de estrutura montada. Não haverá uma política individual por município, mas sim uma política regional. Poderemos ter intercâmbio de elaboração de projetos, utilização de equipamentos, troca de experiências. A criação do consórcio e de áreas agrícolas serve de amortecimento ao impacto da expansão urbana. Ou seja: há um viés de proteção ambiental embutido nesta proposta de concepção do Con-Alimentos”, comentou o presidente da Fiperj.