Sábado 20 de Abril de 2024

Presidente da Fiperj articula ações de fomento à produção e expansão da piscicultura em Barra Mansa
Autor: Ascom Fiperj
16/03/2019 - 19:00

Com recursos hídricos abundantes e temperatura média da água ideal para o cultivo de peixes, o município de Barra Mansa possui forte potencial na piscicultura. A constatação foi feita pelo presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Vicenildo Medeiros, em visita técnica na Fazenda Sobradinho, no distrito de Rialto, acompanhado do incentivador, Jorge Costa e dos produtores do município, Antonio e Silvio.

Na ocasião, foram articuladas junto aos produtores ações de fomento à atividade, como a realização de cursos, oficinas e palestras para qualificação de mão de obra, criação de uma cadeia de fornecedores locais e desenvolver a piscicultura na Região Sul Fluminense. Trata-se de mais uma frente de interação com o setor e de conhecimento da estrutura da Fundação - que mantém na região o Escritório Regional Médio Paraíba, com sede em Piraí e atendendo outros 10 municípios.

Entre as principais necessidades do setor destacadas pelos produtores está a qualificação de mão de obra local. Para tanto, está sendo articulada um curso de Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado, em parceria com o município e a Fazenda.

O grupo discutiu também a criação de uma cadeia de fornecedores locais (formada por pequenos, médios e grandes produtores), contribuindo para a expansão das atividades na região e a ampliação da unidade de beneficiamento, visando a produção de carne mecanicamente separada (CMS) para fabricação de bolinhos e hambúrgueres de peixe, entre outros produtos.

Outro objetivo é o reaproveitamento do couro da tilápia para a fabricação de roupas e artesanatos, capacitando e gerando renda para mulheres da região, e fomentando ainda o turismo local, uma vez que Ipiabas fica a caminho de Conservatória, a conhecida Terra da Seresta.

- Nossa meta é buscar e fortalecer parcerias com a iniciativa privada, com os ministérios e as prefeituras para darmos continuidade a projetos existentes e pensarmos junto ao setor novas ações de fomento à pesca e à aquicultura, impulsionando o desenvolvimento regional. Não há como não pensar no investidor do interior porque é ele a principal alavanca do crescimento do nosso estado. Também estamos pensando em recorrer a um financiamento para expandir nosso negócio, e a instituição vai ajudar na elaboração de uma proposta de acesso a linhas de crédito, nos orientando ainda na questão da legalização - disse o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Vicenildo Medeiros.