Terça-feira 05 de Julho de 2022

Pesquisa e caracterização molecular de cryptosporidiumsp. presentes em pescado provenientes da Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, RJ

Segundo o relatório de atividades da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), o Estado do Rio de Janeiro produziu em 2011, aproximadamente 79 mil toneladas de pescado. O consumo de pescado representa uma importante fonte de proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras insaturadas na alimentação. Um dos principais pólos de pesca é a Baía de Sepetiba que se localiza no sul do Estado do Rio de Janeiro. Dentre as espécies pescadas na Baía de Sepetiba temos como principais representantes econômicos a tainha (Mugilliza), a sardinha boca torta (Centegraulisedentulus) e o peixe-espada (Trichiuruslepturus). Nas últimas décadas tem aumentado consideravelmente a relevância dos estudos relacionados com parasitos e outros patógenos de organismos aquáticos. O Cryptosporidium é um protozoário intracelular que infecta o epitélio do tecido gastrointestinal e sua principal forma de transmissão se dá pela água contaminada. Aproximadamente 20 espécies são consideradas válidas dentro do gênero Cryptosporidium. Na Europa, em 2002 foi descrito o Cryptosporidiummolnari infectando pescado e posteriormente em 2004, o Cryptosporidiumscophtalmi parasitando peixes criados em cativeiros na costa da Espanha. Estudos em ostras (Crassostrearhizophorae) e marisco-de-areia (Tivelamactroides) no litoral de São Paulo, Brasil, relatou a infecção nestes organismos, por Cryptosporidium. Em 2012, a presença de Cryptosporidium em mexilhões (Perna perna) coletados no município de Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brasil. Apesar de alguns estudos no Brasil apontarem a presença de Cryptosporidium em organismos marinhos, até o presente momento não existem relatos em peixes. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar através de técnicas moleculares as espécies de Cryptosporidiumnos principais pescados da Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro.

Parcerias: FIOCRUZ; FIPERJ.

Financiamento: FIOCRUZ e Fiperj


Pesquisadores
  • Eduardo da Silva Machado
    Fiperj


  • Flávia Aline Andrade Calixto
    Fiperj - http://lattes.cnpq.br/2979010455104197


  • Graziela Maria Zanini
    Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)


  • Sidnei da Silva
    Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
e-SIC
Fala BR
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741