Sexta-feira 14 de Dezembro de 2018

Inclusão de peixes na merenda escolar de crianças do município de Macaé/RJ através de produto desenvolvido à base de rejeito da pesca de arrasto artesanal

A pesca de arrasto é um método altamente impactante, por não ser seletivo e também por destruir o fundo do mar. Como o método não é seletivo, junto a espécie alvo vem uma fauna acompanhante que muitas das vezes não têm valor comercial ou pela espécie ou pelo tamanho do pescado, chamado de rejeito de pesca. Estudar formas de aproveitamento dos peixes do rejeito da pesca de arrasto artesanal na alimentação humana pode ser uma alternativa eficaz no fornecimento proteína de qualidade agregando valor a matéria -prima. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, tem o objetivo de garantir o fornecimento em quantidade e qualidade adequadas aos alunos do ensino público, garantindo, por lei, a compra de 30% de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Assim, pescadores artesanais enquadrados no programa, podem fornecer seus produtos para alimentação escolar tendo como principais entraves a falta de praticidade do peixe in natura oferecidos atualmente às escolas públicas. Sendo assim, o objetivo deste projeto é desenvolver uma conserva em óleo comestível á base de peixes do rejeito da pesca de arrasto artesanal e testar a sua aceitação em alunos da rede pública de ensino.

Parcerias: UFF; UFRJ (Campus Macaé); FIPERJ.

Em elaboração


Pesquisadores
  • Juliana de Lima Brandão Guimarães
    Fiperj


  • Flávia Aline Andrade Calixto
    Fiperj - http://lattes.cnpq.br/2979010455104197


  • Eliana de Fátima Marques de Mesquita
    Universidade Federal Fluminense (UFF)


  • Shizuko Kajishima
    Universidade Federal Fluminense (UFF)


  • Robson Maia Franco
    Universidade Federal Fluminense (UFF)


  • Juliana Tomaz Pacheco Latini
    Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741