Terça-feira 05 de Julho de 2022
As microalgas, também conhecidas como fitoplâncton, são importantes por constituírem o primeiro nível trófico da cadeia alimentar nos ecossistemas aquáticos. No Laboratório de cultivo de microalgas são mantidas em cultivo espécies marinhas e de água doce, para uso na alimentação das larvas de crustáceos, peixes e moluscos.
Em relação as algas marinhas microscópicas, são cultivadas as seguintes espécies: Bellerochea polymorpha, Chaetoceros gracilis, Dunaliella tertiolecta, Isochrysis galbana, Pavlova sp e Nannochloropsis oculata.
Quanto as algas de água doce, há cepas de Ankistrodesmus fusiformis, Angullomonas sp, Chlorella vulgaris e Scenedesmus acuminatus var acuminatus. As algas de água doce estão sendo cultivada para o desenvolvimento de projetos de alimentação de girinos com plâncton natural.
O projeto encontra-se em andamento e de fluxo contínuo na instituição.
Parcerias e financiamento: FIPERJ.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.