Terça-feira 05 de Julho de 2022

Manutenção das coleções vivas de microalgas marinhas e de água doce para fins de aquicultura

As microalgas, também conhecidas como fitoplâncton, são importantes por constituírem o primeiro nível trófico da cadeia alimentar nos ecossistemas aquáticos. No Laboratório de cultivo de microalgas são mantidas em cultivo espécies marinhas e de água doce, para uso na alimentação das larvas de crustáceos, peixes e moluscos.
Em relação as algas marinhas microscópicas, são cultivadas as seguintes espécies: Bellerochea polymorpha, Chaetoceros gracilis, Dunaliella tertiolecta, Isochrysis galbana, Pavlova sp e Nannochloropsis oculata.
Quanto as algas de água doce, há cepas de Ankistrodesmus fusiformis, Angullomonas sp, Chlorella vulgaris e Scenedesmus acuminatus var acuminatus. As algas de água doce estão sendo cultivada para o desenvolvimento de projetos de alimentação de girinos com plâncton natural.
O projeto encontra-se em andamento e de fluxo contínuo na instituição.

Parcerias e financiamento: FIPERJ.


Pesquisadores
  • Luzia Triani
    Pesquisadora Coordenadora - FIPERJ


  • Augusto da Costa Pereira
    FIPERJ


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
e-SIC
Fala BR
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741