Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Desempenho zootécnico de juvenis do camarão de água doce Macrobrachium rosenberghii em sistemas de bioflocos

Bioflocos são partículas orgânicas em suspensão na água ou aderidas às paredes de aquários, tanques e reservatórios utilizados para o cultivo de peixes e de camarões. O biofloco é formado de matéria orgânica resultante dos restos de alimentos e bactérias. Aderidos a essas partículas são frequentemente encontrados microalgas e fungos. Por se tratar de um sistema que depende muito de Carbono, da relação de Carbono e Nitrogênio, o sistema de bioflocos também é conhecido como sistema heterotrófico. O sistema de bioflocos apresenta inúmeras vantagens, na redução do consumo de água, pois a adição de água nos tanques é realizada apenas para compensar a evaporação da água. Outra vantagem nesse sistema reside no fato que como não há descarga de efluentes dos reservatórios de cultivo no meio ambiente.
Dessa forma, o objetivo do projeto é avaliar o desempenho zootécnico de juvenis do camarão de água doce Macrobrachium rosenbergii no sistema de bioflocos, obtendo informações que possibilitem aprimorar as técnicas para a produção comercial desta espécie em sistema heterotrófico.

Parcerias: UFRRJ (Coordenação do projeto); FIPERJ.


Financiamento: FAPERJ.


Pesquisadores
  • Luzia Triani
    FIPERJ


  • Marcelo Maia Pereira
    FIPERJ


  • Lidia Myako Yoshi Oshiro
    Pesquisadora Coordenadora


  • Emanuela de Paula


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741