Quinta-feira 28 de Março de 2024

Desenvolvimento de semi conservas de carne de rã

A carne de rã que apresenta alto valor nutricional é vem sendo utilizada na culinária de diversos países. O produto destaca-se por suas características funcionais como alimento, mas carece de estudos para diversificar suas formas de apresentação e preparo. Destaca-se ainda, como alternativa em dietas com
o objetivo de combater o colesterol, a obesidade e a hipertensão arterial. Neste estudo serão desenvolvidas semi conservas com carne de rã, em diferentes molhos, que além de auxiliar na preservação do produto irá facilitar o seu preparo pelos consumidores. As características físico-químicas e sensoriais dos produtos obtidos serão analisadas. No estudo será capacitada equipe para a realização das análises sensoriais com julgadores treinados, além da realização de testes afetivos, ou seja, com potenciais consumidores não treinados. A disponibilidade de produtos de qualidade no mercado, prontos ou semi-prontos facilitará e ampliará o consumo, aumentando consequentemente, o volume de vendas dos produtos da ranicultura, viabilizando, tanto o crescimento da indústria quanto do setor produtivo.

Parcerias e Financiamento: UNISUAM; FIPERJ.


Pesquisadores
  • Silvia Conceição Reis Pereira Mello
    FIPERJ - Pesquisadora Corrdenadora


  • Giselle Eler
    FIPERJ


  • José Teixeira de Seixas Filho


  • Marcelo Vieira


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741