Sábado 18 de Agosto de 2018

Peixes nativos migradores do Rio Pomba

: A prática de barramentos em rios afeta diretamente a dinâmica da vida aquática e consequentemente as populações de peixes nela existente. Ao redor do mundo, diversas tecnologias têm sido utilizadas para auxiliar na manutenção e/ou restabelecimento das populações de peixes numa bacia atingida por barragens. A construção de barragens traz consigo a necessidade de ações mitigadoras que permitam reduzir os impactos sobre a ictiofauna durante e após a formação do reservatório. Entre as várias metodologias para mitigação dos efeitos da construção de barragens sobre a ictiofauna, a construção de estações para reprodução de espécies autóctones (nativas da bacia) de piracema para posterior repovoamento nos reservatórios e nos tributários da bacia tem sido utilizada em várias partes do mundo, e por várias companhias hidrelétricas no Brasil. Diante deste cenário, o rio Pomba, localizado na Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, apresenta diversos barramentos ao longo de todo o seu percurso provocando impactos negativos a ictiofauna de magnitudes desconhecidas e pouco estudadas. Desta forma, este projeto visa trabalhar diretamente com os peixes migradores nativos do rio Pomba com o foco no desenvolvimento e melhoramento de técnicas de reprodução em cativeiro, produção de alevinos e a concretização de um programa de repovoamento a montante e a jusante da Barragem Barra do Braúna S.A..
O projeto está em andamento na Estação de Piscicultura de Peixes Nativos no município de Santo Antônio de Pádua adquirindo o banco de reprodutores e realizando ajustes de protocolos de reprodução artificial com as espécies migradoras, tais como: Curimbatá, Lambari, Piau vermelho e Piau Branco.

Parcerias: FIPERJ; EPAMIG; Prefeitura de S. A. de Pádua; USP; APESCA; COPAPA.

Financiamento: FIPERJ.


Pesquisadores
  • Jandyr de Almeida Rodrigues Filho
    FIPERJ - Pesquisador Coordenador


  • Ramon Brum
    FIPERJ


  • Victor de Carvalho Alves
    FIPERJ


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741