Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Análise do fator de condição relativa (Kn) da tilápia Oreochromis niloticus exposta a diferentes frequências de alfa-metil-testosterona na ração

A tilápia Oreochromis niloticus é o peixe mais difundido e cultivado no mundo, principalmente pelo seu rápido crescimento, alta prolificidade, rusticidade e boa aceitação de mercado. Devido à grande extensão territorial brasileira, a diversidade de literaturas existentes relacionadas ao manejo e a grande variedade climática, há a necessidade de se estabelecer um protocolo de produção de tilápias mais adequado para as condições existentes na região Centro Norte Fluminense, que contribuirá para o maior desempenho produtivo da Unidade Didática de Piscicultura, Pesquisa e Produção de Cordeiro (UDPPPC) e dos aquicultores da região. O presente projeto visa avaliar o fator de condição relativo (Kn) de O. niloticus, desde a fase larval até o abate (500g). O experimento será realizado nesta Unidade de Produção. A análise do fator de condição é uma importante ferramenta para verificar a condição de animais vivos e estimar a eficiência no armazenamento de energia, pois a melhor condição corpórea resulta em maiores taxas de crescimento, maior potencial reprodutivo e de sobrevivência. O fator de condição individual é extraído do peso obtido pelo indivíduo, comparado ao peso esperado, proveniente da equação da relação peso x comprimento.


Parcerias e Financiamento: FIPERJ (Coordenação do projeto).


Pesquisadores
  • Maria Eugenia Meirelles - Coordenadora
    Fiperj - http://lattes.cnpq.br/6367073709373748


  • Ana Carolina Prado Valladares
    Fiperj - http://lattes.cnpq.br/8529998283938072


  • Ana Paula Rodrigues Moraes Badini
    Fiperj - http://lattes.cnpq.br/9689712645766039


  • Andrea Bambozzi Fernandes
    Fiperj - http://lattes.cnpq.br/6887362704696785


  • Cesar Roberto da Silva Pinheiro
    Fiperj


  • Silvio Akira Uehara
    Fiperj


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741