Terça-feira 05 de Julho de 2022
A presente proposta objetiva viabilizar a agregação de valor a cadeia produtiva da ranicultura e ainda, disponibilizar um alimento de alto valor nutricional para a dieta de pessoas convalescentes, idosos, crianças e atletas. No projeto de pesquisa foram desenvolvidos os seguintes produtos: carnes de dorso e coxa de rã temperadas e desidratadas por liofilização; sopas de dorso e coxa de rã desidratadas por liofilização. Os produtos obtidos foram submetidos a análise centesimal e ainda analisados os teores de cálcio e fósforo, além da atividade de água (aw). Para realização dos testes de aceitação e preferência por parte dos potenciais consumidores, o produto obtido foi reidratado e utilizado na formulação de sopas. Foram realizadas análises bacteriológicas para assegurar a inocuidade dos produtos e análises sensoriais (testes de aceitação e de comparação pareada).
O projeto encontra-se em fases finais das analises de amostras de sopas liofilizadas para obtenção dos valores nutricionais e possibilitar a elaboração da rotulagem do produto e posteriores deposito de patente. O projeto terá continuidade e novos produtos serão desenvolvidos com carne de rã liofilizada. Foram iniciados ensaios para produção de proteína de rã desidratada para encapsulamento. O projeto será realizado em parceria com a Unisuam sob a responsabilidade do profº José Teixeira de Seixas Filho e com o Laboratório de Engenharia de Polimerização (Engepol).
Parcerias: FIPERJ (Coordenação do projeto); UNISUAM; PESAGRO; ENGEPOL.
Financiamento: FAPERJ.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.