Sexta-feira 19 de Outubro de 2018

Caracterização da qualidade da água marítima da Região dos Lagos Fluminense através da determinação dos seus parâmetros físico-químicos e da análise microbiológica de coliformes termotolerantes

Além dos parâmetros físico-químicos instituídos, o parâmetro microbiológico E. coli constitui um indicador de qualidade higiênica e de segurança em alimentos e águas. A sua presença pode indicar contaminação fecal e a possível existência de outros agentes patogénicos. Dentre os métodos utilizados para a contagem de coliformes totais e E. coli em amostras de água, se destacam o método convencional fermentação em tubos múltiplos (tradicional) e os métodos Colilert e Colitag (rápidos). O método tradicional apresenta como desvantagem o fato de ser muito trabalhoso e demorado (até 96 horas). Já os métodos rápidos Colilert e Colitag se tornam vantajosos por utilizarem somente um meio e demorarem apenas 24 horas para darem o resultado da análise. Pretende-se, com esta pesquisa verificar a adequação dos parâmetros físico-químicos da água do mar para o cultivo de mexilhões e criar uma metodologia para determinação rápida de E. coli em amostras de mexilhões quando comparada com o método tradicional. As amostras serão coletadas em área de cultivo de mexilhão no município de Armação dos Búzios.
O projeto está em andamento realizando coleta e processamento dos dados, desta forma, espera-se monitorar através dos resultados os reais parâmetros da qualidade microbiológica e físico-química da água do mar e do mexilhão cultivado na praia Rasa de Armação dos Búzios. E por fim, comprovar através de comparação de resultados, se o método rápido é eficaz em comparação com o método tradicional.

Parcerias: Instituto Federal Fluminense – IFF, Campus Cabo Frio (Coordenação do projeto); FIPERJ; Associação dos Trabalhadores na Aquicultura – ATA.


Financiamento: IFF.


Pesquisadores
  • Guilherme Búrigo Zanette
    Fiperj - http://lattes.cnpq.br/8348170001070746


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741