Sexta-feira 19 de Outubro de 2018

Desenvolvimento de produto de pescado apertizado oriundo de categoria mistura de pesca de arrasto para inclusão na merenda escolar do município de Macaé, Rio de Janeiro

Título do Projeto: Desenvolvimento de produto de pescado apertizado oriundo de categoria mistura de pesca de arrasto para inclusão na merenda escolar do município de Macaé, Rio de Janeiro: análise microbiológica, físico-química e sensorial.

A pesca de arrasto é um método altamente impactante, por não ser seletivo e também por destruir o fundo do mar. Como o método não é seletivo uma fauna acompanhante sem valor comercial é descartada. Esta mistura de peixes que acompanha a espécie alvo é chamada de rejeito de pesca. O volume da mistura é expressivo ocasionando um problema ambiental quando descartados ao mar e um problema socioeconômico quando a mistura é vendida ao mercado, já que, seu valor de venda é baixo. Estudar formas de aproveitamento dos peixes do rejeito da pesca de arrasto e testá-los na alimentação infantil pode ser uma alternativa eficaz no fornecimento de proteína de qualidade agregando valor a matéria–prima. O objetivo geral deste projeto é desenvolver um produto apertizado oriundo do rejeito da pesca de arrasto com a finalidade de inclusão na merenda escolar do município de Macaé, Rio de Janeiro.

Parcerias: UFF (Coordenação do projeto); FIPERJ.


Pesquisadores
  • Flávia Aline Andrade Calixto
    FIPERJ


  • Eliana de Fátima Marques de Mesquita


  • Juliana de Lima Brandão Guimarães
    FIPERJ


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741