Sábado 09 de Dezembro de 2023
Título do Projeto: Desenvolvimento de produto de pescado apertizado oriundo de categoria mistura de pesca de arrasto para inclusão na merenda escolar do município de Macaé, Rio de Janeiro: análise microbiológica, físico-química e sensorial.
A pesca de arrasto é um método altamente impactante, por não ser seletivo e também por destruir o fundo do mar. Como o método não é seletivo uma fauna acompanhante sem valor comercial é descartada. Esta mistura de peixes que acompanha a espécie alvo é chamada de rejeito de pesca. O volume da mistura é expressivo ocasionando um problema ambiental quando descartados ao mar e um problema socioeconômico quando a mistura é vendida ao mercado, já que, seu valor de venda é baixo. Estudar formas de aproveitamento dos peixes do rejeito da pesca de arrasto e testá-los na alimentação infantil pode ser uma alternativa eficaz no fornecimento de proteína de qualidade agregando valor a matéria–prima. O objetivo geral deste projeto é desenvolver um produto apertizado oriundo do rejeito da pesca de arrasto com a finalidade de inclusão na merenda escolar do município de Macaé, Rio de Janeiro.
Parcerias: UFF (Coordenação do projeto); FIPERJ.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.