Sexta-feira 29 de Março de 2024

Análises fisico-químicas, microbiológicas, toxicológicas e sensoriais de carapau, Caranx crysos (Perciformes: Carangidae), submetido à salga oriundo de aquário de visitação pública e do comércio

A relevância desse pré-projeto revela-se pela pesquisa sobre o carapau que, embora seja um peixe de ampla distribuição geográfica pelo mundo e de alta importância comercial no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo em períodos de defeso da sardinha, ainda carece de mais estudos específicos na área de higiene veterinária e processamento tecnológico. A salga proposta pode conferir uma alternativa comercial às variedades fresca e congelada vendidas do carapau, agregando valor de mercado ao produto. O estudo poderá fornecer subsídios para a cadeia produtiva do carapau, com fins de desenvolvimento de pacote tecnológico para sua criação. O trabalho prevê analisar o peixe carapau, Caranx crysos, dos pontos de vista físico químico, microbiológico e toxicológico submetido ao processo de salga.

Parcerias: UFF (Coordenação do projeto); FIPERJ.


Pesquisadores
  • Flávia Aline Andrade Calixto
    Fiperj - http://lattes.cnpq.br/2979010455104197


  • Licínio Esmeraldo Da Silva


  • Ronaldo Hertel Neira


  • Eliana De Fátima Marques De Mesquita


  • Luiz Antônio Moura Keller


  • Maria Carmela K. Holanda Duarte


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741