Terça-feira 05 de Julho de 2022

Caracterização socioeconômica do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Rio de Janeiro (PMAP)

O estudo propõe caracterizar economicamente os pescadores no que tange o levantamento de questões como gênero, idade, renda média, local de nascimento, estrutura familiar, escolaridade, acesso às políticas públicas, registro profissional, associativismo, uso de embarcação, comercialização do pescado etc. Ademais, a pesquisa visa igualmente identificar e analisar as dinâmicas conflituais envolvendo a atividade pesqueira nas regiões do estado do Rio de Janeiro abarcadas pelo estudo.
O projeto está em andamento caracterizando o perfil socioeconômico dos pescadores da área de abrangência do estudo. Por fim, espera-se elaborar relatório final a ser entregue à Petrobras; manter um banco de dados de caráter socioeconômico na Fiperj para futuras análises, além das solicitadas pelo Petrobras; publicação da pesquisa no âmbito acadêmico através de livro, artigos em periódicos e participação em congressos.

Parcerias: FIPERJ (Coordenação do projeto).


Financiamento: Petrobrás.


Pesquisadores
  • Rodrigo Nuñez Viégas
    Fiperj - http://lattes.cnpq.br/5878206927759054


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
e-SIC
Fala BR
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741