Segunda-feira 25 de Outubro de 2021

Transparência / Perguntas Frequëntes
Por que a FIPERJ não toma providências quanto às atividades ilegais de pesca predatória?

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A instituição tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminense, ao gerar e difundir informações e tecnologias, articulando e consolidando políticas públicas para o setor em benefício da sociedade. Portanto, esta Fundação não tem a função de fiscalizar embarcações, materiais de pescas e pescadores amadores ou profissionais em suas atividades. Áreas da União como o mar são de responsabilidade da Marinha do Brasil, abrangendo a Capitania dos Portos de cada região.

Tenho vontade de iniciar uma psicultura ou uma ranicultura em minha propriedade. Entretanto não tenho conhecimento para tal, pois nunca trabalhei nesta área. Como posso obter ajuda?

A FIPERJ possui 12 (doze) Escritórios espalhados por todo Estado do Rio de Janeiro para auxiliá-lo e orientá-lo na sua intenção de iniciar uma Aquicultura em sua propriedade. Informamos ainda que se faz necessário uma conversa bem detalhada sobre as suas necessidades e demandas afim de que os técnicos possam ajudá-lo. Verifique no link abaixo a unidade mais próxima: http://www.fiperj.rj.gov.br/index.php/main/escritorios

Onde ficam os principais portos pesqueiros no Estado do Rio de Janeiro?

Os principais portos da atividade pesqueira fluminense são Niterói, São Gonçalo, Angra dos Reis e Cabo Frio. Na Região Metropolitana, a partir da desativação do Terminal Pesqueiro da Praça XV, em 1991, os desembarques se pulverizaram pelo entorno da Baía de Guanabara, e estima-se que exista mais de 40 pontos, o que dificulta a obtenção de dados de produção.

Onde eu posso encontrar dados estatísticos e informações sobre a atividade da FIPERJ?

Em nosso site na aba Publicação, na aba Transparência e também no link de acesso Estatística Pesqueira na página inicial você pode ter acesso a diversos materiais com informações, dados estatísticos sobre a atividade pesqueira, relatórios de gestão, prestação de contas anual entre outros.

Como obter minha carteira de pescador amador?

A FIPERJ não é responsável pelo registro do pescador amador ou profissional. Para solicitar o registro e obter a carteira de pescador amador na categoria embarcada ou desembarcada é necessário solicitar o serviço junto ao Governo Federal em seu portal oficial gov.br. Após realizada a solicitação, a mesma entrará em análise pela Secretaria de Pesca. É possível acompanhar o status da solicitação.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
e-SIC
Fala BR
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741