Sábado 18 de Maio de 2024
Tradicionalmente, a Semana Santa é a época do ano em que a venda de pescado se intensifica. Por conta disso, a Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro) realiza uma ação no Mercado São Pedro, em Niterói, nos dias 5 e 6 de abril. A ideia da campanha “Fique do olho no peixe” é auxiliar a população na hora da compra do peixe, através de adesivos fixados nas paredes, da distribuição de folders e da presença de técnicos especializados para prestar assistência aos consumidores.
“Queremos estimular cada vez mais o consumo de peixe, por ser um alimento saudável, de alto valor nutricional. E é fundamental que as pessoas saibam como comprar, para garantir a qualidade do que é consumido”, diz Felipe Peixoto, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.
Algumas características são indicativas de frescor do peixe, como, por exemplo: os olhos devem estar transparentes, brilhantes e salientes; as escamas, brilhantes e bem aderentes à pele, que deve ter a superfície limpa e com relativo brilho metálico. A barriga tem de estar firme e sem ruptura; as guelras, róseas ou vermelhas, úmidas e com odor natural e suave. A carne do peixe deve ser firme, com consistência elástica e de cor própria à espécie e as vísceras, íntegras.
A carne de pescado tem alto teor de proteína com todos os aminoácidos essenciais, baixo teor de gordura saturada e é rico em ômega 3, que previne uma série de doenças crônicas como as cardiovasculares. É, porém, um alimento bastante perecível, necessitando de cuidados adequados de manipulação e conservação desde quando é capturado até chegar à mesa do consumidor.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.