Sábado 18 de Maio de 2024

Autor: Ascom
09/05/2012 - 09:33
Prazo para entrega dos documentos termina às 16h do dia 14 de maio

Os candidatos de nível superior aprovados nas provas objetiva e discursiva do concurso promovido pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que inscreveu 1.292 profissionais, serão convocados para apresentarem seus títulos, nesta quarta-feira (09/05). A Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) disponibilizará em seu portal – www.ceperj.rj.gov.br – a relação com os nomes dos que concorrem aos cargos de técnico de recursos pesqueiros, extensionista e pesquisador na área de Ciências Agrárias e Biológicas. Esses 237 candidatos continuam disputando as 28 vagas oferecidas pela autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, com vencimentos de R$ 2.801,85 e R$ 1.400,89.

No mesmo edital, que será publicado no Diário Oficial do Estado, constará o resultado do julgamento dos recursos contra o resultado preliminar da prova discursiva para o cargo de pesquisador. Como todos foram considerados improcedentes pela banca examinadora, fica validado como resultado final desse exame o resultado preliminar divulgado em 27 de abril. De caráter eliminatório e classificatório, a prova discursiva teve o objetivo de avaliar o conhecimento técnico e científico do candidato, sua capacidade de propor soluções para as principais problemáticas setoriais, levantando hipóteses sob a ótica científica, de modo à desobstrução de obstáculos da cadeia produtiva. Também levou em consideração a capacidade argumentativa, a coerência e coesão textual, objetividade, clareza e correção da linguagem.

Para a avaliação de títulos e experiência profissional estão convocados os candidatos aprovados e mais bem classificados na prova objetiva para os cargos de técnico de recursos pesqueiros e extensionista, aplicada em 18 de março. Também estão convocados todos os aprovados na prova discursiva para o cargo de pesquisador, realizada no mesmo dia. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, lembra que a avaliação de títulos é classificatória, servindo a pontuação correspondente para a apuração da classificação final do concurso. Isso significa que os candidatos que não apresentarem seus documentos serão pontuados apenas pelo resultado obtido na primeira etapa.

Quanto à comprovação de titulação acadêmica, o diretor explica que somente será admissível um dos títulos de curso de especialização ou de mestrado ou de doutorado. Para comprovação de experiência profissional poderá ser apresentado mais de um título, observado o valor máximo para pontuação, de acordo com os critérios estabelecidos em edital, valendo apenas os documentos obtidos até a data de convocação para sua apresentação.

Os títulos deverão ser entregues no protocolo da sede da Ceperj, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, das 10h às 16h, no período previsto no cronograma, ou seja, nos dias 10, 11 e 14 de maio. Deverão estar acondicionados em envelope tamanho ofício, identificado por formulário devidamente preenchido e colado em sua parte externa. O modelo do formulário está disponível no site www.ceperj.rj.gov.br. A juntada de documento deverá ser feita por cópia acompanhada do respectivo original, que será devolvido após sua conferência e autenticação pelo funcionário no ato do recebimento.

O resultado preliminar da avaliação será divulgado no portal da Ceperj em 18 de maio. Será concedido ao candidato o direito à recontagem de pontos, exclusivamente para retificação de erro material. Os interessados poderão entrar com seus pedidos nos dias 21 e 22. O resultado final deste concurso público, com classificação, para o cargo de técnico de laboratório (nível médio) foi divulgado em 24 de abril.