Sábado 18 de Maio de 2024

Secretário participa de ações que preserva o Rio Paraíba do Sul
Autor: Natália Lima
25/05/2012 - 12:06
A ação que ocorreu em Barra Mansa e Resende soltou um total de100 mil alevinos até agora

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve presente nesta sexta, 25/05, em Barra Mansa, no lançamento do “Programa de Recuperação da Ictiofauna” promovido pela Secretaria de Estado de Ambiente, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), juntamente com a Votorantim Siderurgia.

O objetivo do programa foi contribuir para a preservação da vida do Rio Paraíba do Sul, lançando 25 mil alevinos (peixes em estágio inicial de vida) no rio. Os peixes introduzidos no rio são de três espécies nativas: piabanha, lambari do rabo vermelho e curimbatá. Devido ao trabalho de mapeamento genético dos peixes, será possível verificar no futuro se os peixes lançados no rio geraram descendentes.

O secretário Felipe Peixoto parabenizou os órgãos envolvidos pela iniciativa, participou do ato de soltura dos peixes e anunciou a instalação de mais um escritório da Fiperj, que atenderá a região com qualificação técnica, licenciamento de documentos, entre outros interesses de produtores regionais.

“Essa iniciativa é muito importante para o equilíbrio do meio ambiente e essencial para a vida dos pescadores. Apesar de séculos de poluição, o Rio Paraíba do Sul continua com vida. Estamos só dando uma mãozinha colocando no rio, não espécies exóticas, mas nativas.”, concluiu Felipe Peixoto.

O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, destacou a importância do rio que corta e abastece todo o Vale do Paraíba paulista e fluminense, além da capital e relembrou o trágico acidente ocorrido em Resende, há três anos, onde derramamento de pesticida ocorrido em uma empresa de produtos químicos.

Esta ação, que já ocorreu semana passada em Resende, contou com a presença do prefeito de Barra Mansa, José Renato; do coordenador de sustentabilidade da Votorantim, Sérgio Alencar; do Presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho e do Diretor Técnico, Augusto Pereira; de vereadores e funcionários do governo municipal, entre outros.