Domingo 05 de Maio de 2024

Secretário assina termo de Cooperação Técnica no município de Rio das Flores
Autor: Natália Lima
29/05/2012 - 12:11
Parceria entre secretaria e prefeitura trazem benefícios aos produtores rurais

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, esteve no Centro de Treinamento em Aquicultura da Região Sul de Rio das Flôres nesta última sexta, dia 25/05, para assinar o Termo de Cooperação Técnica com o prefeito, Luis Carlos Ferreira dos Reis.

O Centro de Treinamento, que fica localizado no município de Rio das Flores, atende 12 municípios e conta com uma Unidade de Piscicultura na sua infraestrutura.

Produtores rurais, como o Sr. Paulo Afonso Tavares, foram beneficiados com a reativação desse Centro de Treinamento. “Antes era preciso buscar alevinos em Três Rios, o mais próximo daqui. Agora com a produção aqui no nosso município, ficou muito melhor”, concluiu o produtor que recebeu das mãos do secretário Felipe Peixoto, só neste dia 500 alevinos em seu criadouro.

“É muito gratificante ver que pequenas atitudes podem trazer resultados tão positivos para a comunidade local. Estou muito entusiasmado com os resultados”, frisou o secretário Felipe Peixoto.

A prefeitura de Rio das Flores está incumbida de cuidar da manutenção e da vigia do Centro de Treinamento, enquanto a Fiperj entrará com os técnicos para desenvolverem diversas atividades. Entre elas estão, a produção de alevinos de espécies nativos de acordo com metodologia pré-definida pelos órgãos ambientais e a produção de alevinos de Tilápia com o objetivo de fomentar a piscicultura familiar.

“Estamos contentes com a parceria entre a prefeitura e a secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, comandada pelo deputado Felipe Peixoto. Tenho certeza que essa parceria irá ajudar muito os produtores rurais desta região”, explicou o prefeito.

Além disso, o Centro de Treinamento oferece Assistência Técnica Pesqueira e Aquícola (ATEPA), cursos de capacitação em pesca e aquicultura, cadastro de pescadores e aquicultores, emissão da Declaração de Aptidão Pronaf (DAP), palestras de esclarecimentos sobre Políticas Públicas e cooperação técnica entre órgãos públicos, faculdades, entre outros.