Terça-feira 30 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
FIPERJ LANÇA CARTILHA PARA ESTIMULAR CONSUMO DE PESCADO POR IDOSOS
Autor: ASCOM FIPERJ
26/07/2023 - 10:30
Guia traz segurança desde a escolha dos alimentos até a deglutição

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) lança, no dia dos avós (26 de julho), a cartilha “Tem Peixe no Papá dos Avós” – Um guia sobre o peixe na alimentação de idosos.


A publicação é direcionada ao público, devido à competência limitada do sistema imunológico de idosos, fora os riscos acentuados com engasgos de espinhas. Em 2020, a Fiperj também publicou um guia similar, mas este voltado aos responsáveis por crianças também com estímulo de tornar o peixe presente nas refeições dos pequenos.


A parceria é com instituições como a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), que possui a Fiperj na sua estrutura. “Nossa preocupação foi com a segurança da população idosa, que, assim como as crianças, apresenta risco de engasgo com espinhas de peixe. Ao mesmo tempo, o consumo de pescado por essa população é de extrema importância pelos valores nutricionais dos produtos. Neste material, orientamos quanto às características de frescor, que devem ser observadas na hora da compra e também quanto às espécies mais adequadas para evitar engasgos”, explica a veterinária e extensionista da Fiperj, Maíra Duarte Cardoso.


O lançamento será feito online e na Expo Macaé, no dia 26 de julho. A entrada é franca (exceto para os shows e no site da Fiperj - http://www.fiperj.rj.gov.br/fiperj_imagens/arquivos/364 

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741