Sábado 18 de Maio de 2024

Lagoas de Araruama e Saquarema terão estatística pesqueira
Autor: Carolina Bittencourt e Marcela Carvalho
07/02/2013 - 11:31
Trabalho inédito será realizado pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, através da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João serão parceiros em um trabalho inédito de estatística pesqueira nas Lagoas de Araruama e Saquarema na Região dos Lagos.

Nesta quarta-feira (06/02), um termo de cooperação técnica foi assinado entre o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, o presidente da Fiperj, José Bonifácio, e o prefeito de São Pedro da Aldeia e presidente eleito do consórcio, Cláudio Chumbinho Vasquez, durante a reunião anual de avaliação das ações ambientais do Estado na região.

O programa de monitoramento pesqueiro das lagoas de Araruama e Saquarema vai abranger 33 pontos de desembarque de pescado: 26 nos cinco municípios no entorno da Lagoa de Araruama ( Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama) e sete na Lagoa de Saquarema. Os dados serão coletados por 15 jovens selecionados nas colônias de pescadores da região. O investimento do programa é de R$ 337 mil, sendo R$ 266 mil recursos do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e R$ 55 mil contrapartida da Fiperj.

- Este trabalho será fundamental para entender as espécies que vivem nesta região e o seu desenvolvimento. Poderemos, por exemplo, definir melhor o período de defeso, indicar o melhor local para a instalação das empresas ligadas ao setor pesqueiro. São ações como esta que levarão o estado do Rio ao primeiro lugar na produção de pescado do Brasil - disse Felipe Peixoto.

A estatística oficial pretende auxiliar a elaboração de medidas para reverter o quadro de diminuição do pescado nestes ambientes. Entre 17 e 31 de janeiro, quando o projeto foi iniciado, foram desembarcados 27.151 kg de pescado. O monitoramento parcial revelou que São Pedro da Aldeia é o principal ponto de desembarque das duas lagoas com 12.611 kg.

Segundo o presidente da Fiperj, José Bonifácio, esta parceria será muito importante tanto para a pesca, como para o meio ambiente da região.

- O programa de monitoramento pesqueiro vai oferecer ferramenta para a revisão das portarias do Ibama, ampliando a preservação ambiental das lagoas - acredita José Bonifácio.

Na parte da tarde, o secretário Felipe Peixoto e José Bonifácio participaram da cerimônia de inauguração da Secretaria de Ambiente, Lagoas e Pesca de São Pedro da Aldeia no bairro de Ponta da Areia.