Domingo 05 de Maio de 2024

Secretário participa de reunião com representantes da pesca na Saperj
Autor: Natália Lima
21/05/2013 - 10:34
Projeto Cidade da Pesca, desenvolvido pela Sedrap estima 12 mil empregos para o setor em cinco anos

Na manhã da última sexta-feira, 17/05, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional (Sedrap) esteve presente em uma reunião na sede do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj), com a presença de representantes do setor, para detalhar sobre o Projeto desenvolvido pela sua secretaria, para construção da Cidade da Pesca, em São Gonçalo.

Na ocasião, o superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Rio de Janeiro, Antônio Emílio Santos, deu esclarecimentos sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pelo MPA para operacionalização do Centro Integrado da Pesca Artesanal – CIPAR, em Niterói. Falou sobre a atual situação da dragagem e a perspectiva de Inauguração do CIPAR.

“Quando assumimos o ministério existia um convênio com INEA para a dragagem do canal de São Lourenço. Entramos em contato com eles para pedir a retirada das embarcações, e a aceleração do processo. Foi informado pelo INEA da necessidade de um edital para leiloar as embarcações de ferro; ou seja, o processo é demorado, diante disso, o MPA contratou a empresa de Engenharia Engecron, para elaborar um pré-projeto de dragagem para o CIPAR, que está previsto para ser entregue em 90 dias”,explicou o superintendente Antônio Emílio.

O secretário Felipe Peixoto reforçou que a abertura do CIPAR de Niterói é de extrema importância e deve ser inaugurado o mais rápido possível, pois irá beneficiar cerca de 7.500 pescadores, proporcionando-lhes um espaço para agregação de valor ao pescado e busca de melhores canais de comercialização.

Em seguida Felipe Peixoto explicou sobre o Projeto Cidade da Pesca, desenvolvido pela sua secretaria, que abrange uma área de 800 mil km² na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo. O empreendimento pretende impulsionar a atividade pesqueira no estado, com a construção de um Terminal Público Pesqueiro e um Condomínio Industrial.

“É uma grande oportunidade de geração de empregos. Queremos aproveitar talvez a última área livre navegável no estado do Rio, para a pesca. Além disso, a Petrobrás vai investir em dragagem, construção da estrada e um píer, por conta da implantação do Comperj nessa região, e só irá aproveitar essa estrutura para usar 44 vezes, durante 10 anos”, frisou o secretário.

Foto: Luiz Barros