Sábado 04 de Maio de 2024

Autor: Natália Lima
11/07/2013 - 14:08
Secretário de Estado participou do segundo dia do encontro em Arraial do Cabo

Nesta última terça (09/07), o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve presente em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, para participar do segundo dia da Oficina de planejamento de ações para o período de Defeso da Laguna Araruama.

O objetivo do debate, que teve iniciativa de entidades ligadas ao setor durante os dias 08 e 09 de julho, foi definir ações que irão contribuir para o sucesso do período do defeso integral da Lagoa de Araruama, em inicia em agosto e tem duração de três meses.

O secretário demonstrou satisfação por ver o setor se organizando para garantir que o trabalho da Estatística Pesqueira, desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro - Fiperj tenha continuidade. “Não temos mais desculpas de falta de estrutura. Depois de toda transformação que conseguimos com a construção da nova sede, implantação do concurso público, instalação de escritórios regionais e parceria com o consórcio Intermunicipal Lagos São João, para implantação da estatística pesqueira, não podemos nos acomodar. Temos que continuar lutando em busca de melhorias no setor” – explicou Felipe Peixoto.

A Fiperj é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, que tem como responsável do Escritório Regional Baixadas Litorâneas, o biólogo marinho, Paulo Sérgio Lacerda. Ele já apresentou um projeto para ser apreciado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, que está previsto a continuidade da Estatística Pesqueira por mais dois anos.

“Precisamos assegurar que esses dados possam continuar contribuindo com a avaliação da produção após o período de defeso e continue a fornecer dados para subsidiar gestão do setor” concluiu Paulo Sérgio.

Para o presidente da União das Entidades de Pesca e Aquicultura – UEPA, Chico Guimarães, a integração dos cinco municípios nessa oficina foram fundamentais para o grupo assegurar o bom andamento do defeso.

Os coletores da estatística pesqueira serão capacitados e estarão atuando durante esses três meses de defeso como agentes ambientais com o objetivo de conscientizar a população da importância da laguna e da pesca para a comunidade.

Participaram da oficina, o assessor especial da Sedrap, Mirinho Braga; as secretarias municipais do Meio Ambiente e Guardas Ambientais, representantes das associações e colônias de pescadores entre outras entidades interessadas.

Sobre o Defeso:

Durante este período os pescadores recebem um benefício do Governo Federal, de um salário mínimo por mês, que é um auxílio na renda até que a pesca seja liberada. Para ter o direito, os pescadores precisam se cadastrar no Ministério da Pesca.

Foto: Luiz Barros