Sábado 04 de Maio de 2024

Técnicos da Fiperj participaram da II Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Pesca de Rio das Ostras
Autor: Paula Ribeiro
26/07/2013 - 13:01
Evento destacou a importância da aquicultura para o local

Técnicos do Escritório Regional das Baixadas Litorâneas da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Guilherme Burigo Zanette e Letícia Hitomi participaram da II Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Pesca de Rio das Ostras, na comunidade de Cantagalo, na última quinta-feira (18/07).

O encontro teve como tema o “Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural e da Pesca” e destacou a atividade de aquicultura para o desenvolvimento da região rural de Rio das Ostras, neste caso, o cultivo da tilápia. Também foi destacada a importância da abertura do entreposto pesqueiro do município para apoiar o escoamento da produção local e o fornecimento desta proteína animal para a merenda escolar.

O prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos, agradeceu a presença dos técnicos da Fiperj e destacou a importância dessa parceria.

- Agradeço o apoio do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, por colocar em prática o termo de cooperação técnica firmada entre a prefeitura e a Fiperj - afirmou o prefeito.

O evento contou com cinco palestras temáticas. O técnico da Fiperj Guilherme Búrigo Zanette participou do ciclo de palestras e debate falando sobre o tema “Aquicultura”.

- A aquicultura é de suma importância para a manutenção da sustentabilidade da pesca e desenvolvimento econômico da população rural da região. Além disso, a tilápia é uma espécie que pode se adaptar as condições locais, principalmente na área de rural de Cantagalo, em virtude das características zootécnicas da espécie, bem como pela aceitação no mercado - disse Guilherme.

O evento também contou com a presença do secretário de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon Hespanhol, do presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Mello, além de vereadores, representantes da PESAGRO, EMATER e sociedade civil.