Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Pesquisadora da Fiperj defende tese de doutorado
Autor: Clara Barreto
07/02/2014 - 12:58
Trabalho de Beatriz contribui para sustentabilidade da aquicultura no Brasil

Pesquisadora da Unidade de Pesquisa de Guaratiba da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Beatriz Castelar defendeu com sucesso sua tese de doutorado, na última terça-feira, 04, no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Intitulada “Algicultura de espécies nativas: alternativas ao uso da espécie exótica Kappaphycus alvarezii em áreas de alto risco de invasão no Brasil”, sua tese vai contribuir para a gestão sustentável da aquicultura no país, auxiliando na diminuição dos riscos ambientais associados à atividade aquícola.

Em seu estudo, Beatriz sugere a ampliação da área de cultivo de K. alvarezii – uma alga vermelha comercialmente importante, inclusive para o litoral do Rio de Janeiro, contribuindo para o crescimento da produção de algas no Estado.

Prestigiando a pesquisadora, estavam, o Diretor de Pesquisa e Produção, Augusto da Costa Pereira, a chefe da Unidade de Pesquisa, Mariana Bez e os pesquisadores Silvia Mello, Marcelo Pontes, Wanessa Costa e Felipe Landuci, todos da Fiperj.

A tese foi orientada pela doutora do Instituto de Pesquisas JBRJ, Renata Reis e a banca avaliadora foi composta pelas pesquisadoras: doutora Yocie Yoneshigue Valentin (Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ), doutora Estela Plastino (Universidade de São Paulo-USP), doutora Leila Hayashi (Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC) e doutora Gleyci Moser (Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ).

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741