Domingo 28 de Abril de 2024

Fiperj vai convocar mais 50 concursados
Autor: Pamela Araujo e Leonardo Scheuer
14/02/2014 - 09:16
Ampliação do quadro permanente da Fundação permitirá criação de seis novos escritórios

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), convocará mais 50 aprovados em concurso público realizado em 2012. A Lei nº 6689/14, que permite o aumento do quadro efetivo de funcionários da Fundação, foi sancionada pelo governador Sergio Cabral na última quarta-feira, 12, após a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovar, na semana passada, quinta-feira, 6, em discussão única, o projeto de lei nº 2708/14, do Poder Executivo. A contratação permitirá a criação de seis novos escritórios, ampliando os trabalhos de pesquisa e apoio a pescadores e produtores rurais.

– A novidade eleva a Fiperj a um patamar de futuro, com segurança para os projetos de pesquisa e atendimento ao produtor –, ressalta o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, que defendeu a aprovação de um concurso assim que assumiu a Sedrap, em 2011. À ocasião, a Fundação estava há mais de 20 anos sem realizar concurso. Em toda a sua história tinha tido somente um, com apenas oito contratados, entre biólogos e pesquisadores.

O primeiro dos seis novos escritórios será inaugurado em Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense, no próximo dia 21. Os demais são previstos para as seguintes regiões: Noroeste, Norte Fluminense, Região Metropolitana, Serrana e Médio Paraíba.

Todos os 50 novos cargos criados são de nível superior, sendo 33 para extensionista, dez para técnico de recursos pesqueiros e sete para pesquisador. Com a nova lei, a Fiperj passa a contar com 91 cargos de nível superior (distribuídos entre os já citados e nas funções de técnico de comunicação social, economista, contador, administrador e psicólogo), o que vai acarretar um impacto orçamentário de cerca de R$ 170 mil por mês a partir do preenchimento das vagas, totalizando um pouco mais de R$ 2 milhões ao ano.

Piso salarial – Aos novos concursados será oferecido salário inicial de R$ 2.801,85, mais vale-transporte e tíquete-refeição. Se o servidor possuir especialização será acrescido, ainda, o valor de R$ 210,00; se possuir mestrado R$ 420,00, e doutorado R$ 820,00.

O concurso realizado em 2012 atraiu 1.292 profissionais interessados nas 31 vagas em cargos de nível superior e médio/técnico (já convocados). Com esse efetivo, foi possível inaugurar sete escritórios regionais e recuperar três bases de pesquisa e estudo que existiam, mas estavam abandonadas por falta de pessoal.

FOTO: LUIZ BARROS