Sábado 18 de Maio de 2024

Governo do Estado participa da festa de São Pedro, em Jurujuba
Autor: Jeline Rocha e Ana Carolina Mascarenhas
02/07/2014 - 11:11
Apresentação de projetos voltados a pescadores e atividades lúdicas sobre preservação ambiental atraem público ao estande da Sedrap

Dentro dos festejos do padroeiro dos pescadores, o Governo do Estado participou, pelo quarto ano consecutivo, da festa de São Pedro realizada há 113 anos em Jurujuba, Niterói, nos últimos dias 27, 28 e 29 de junho. Como uma das atrações do evento que reuniu milhares de fiéis de outras cidades e até estados, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) apresentou projetos direcionados aos pescadores e promoveu atividades lúdicas para alertar sobre a importância da preservação de recursos hídricos e do consumo do pescado na alimentação. A secretaria vai repetir as ações nos próximos dias 4, 5 e 6, durante a festa de São Pedro que acontece há quase 100 anos em Itaipu, na Região Oceânica da cidade.

A festa de Jurujuba foi animada por dezenas de barraquinhas de bebidas e comidas típicas e shows sertanejos, de pagode e de louvor. A programação religiosa contou com missas (uma delas celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, e padre Geraldo Dias, da Paróquia de São Francisco Xavier), alvorada festiva, procissões terrestres e ainda a tradicional procissão marítima até a Urca no próprio dia do santo protetor dos pescadores (e também das viúvas), com bênção especial às embarcações que, enfeitadas para a homenagem a São Pedro, deram um colorido especial na Baía de Guanabara.

Estande da Sedrap - Um dos projetos apresentados no estande da Sedrap foi o Programa de Revitalização de Comunidades Pesqueiras que, com ações que visam expressivas melhorias de infraestrutura local e de trabalho, contempla os bairros de Jurujuba e Itaipu, em Niterói, e ainda Gradim e Itaoca, em São Gonçalo. Entre as atividades lúdicas, a equipe da Gerência Ambiental da Fundação Instituto da Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj, órgão vinculado à secretaria) conduziu teatralização e oficinas de confecção de peixinhos de papel com crianças que lotaram o espaço. “Muitos pais elogiaram o programa de revitalização que é elaborado em conjunto com a comunidade beneficiada. Já a criançada ficou encantada com o trabalho em papel, uma das ações do projeto Maré Alto na Cidadania, que desenvolve a consciência crítica nas crianças, os grandes transformadores da nossa realidade. Com o lúdico, elas aprendem a importância de preservar e conservar o meio ambiente, e dos cuidados com o pescado. Foi uma experiência muito proveitosa que vamos repetir em Itaipu - adianta a gerente Úrsula Hallais, que divide a coordenação do projeto com o pedagogo Roberto Rosa.