Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Fiperj participa do 8° Festival de Truta de Nova Friburgo, que começa nesta quarta, 29
Autor: Jeline Rocha e Ana Carolina Mascarenhas
29/10/2014 - 09:12
Evento conta com circuito gastronômico, exposição de peixes vivos e até venda da espécie na praça

Começa nesta quarta-feira, dia 29, a 8ª edição do Festival de Truta de Nova Friburgo, maior produtor da espécie em todo o estado. Com o tradicional circuito gastronômico entre as atividades que prometem agitar a Região Serrana, o evento promovido pela prefeitura vai até o dia 30 de novembro. A abertura será às 10h, na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro, onde a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) manterá até sexta-feira, 31, estande para orientar produtores rurais; um tanque-rede e dois aquários de trutas vivas para apreciação; e ainda um caminhão frigorífico para a comercialização da produção local do peixe até sábado, 1º de novembro.

Um dos maiores eventos da região, o Festival de Truta deste ano conta com 20 restaurantes oferecendo pratos especiais à base de truta com custo médio de R$ 40,00. Ainda como forma de atrair o turista e aquecer o comércio em geral, o evento terá a participação de oito lojas e 12 pousadas da rede hoteleira de Friburgo, que já trabalha nesta 8ª edição com a previsão de um aumento de 70% na ocupação. Atreladas a essas conquistas, ações que começaram a ser implantadas em abril deste ano com a inauguração do escritório regional da Região Serrana da Fiperj (vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Sedrap) vêm colaborando expressivamente para o crescimento da truticultura na região, como explica Nain Rocha, coordenador da Secretaria na Região Serrana.

- O festival se transformou em um marco do município. Mas só há três anos, com a chegada da Sedrap, é que a participação da cadeia produtiva passou a ser valorizada no evento. O caminhão frigorífico, por exemplo, é uma ação diferenciada de comercialização, que permite a venda direta ao consumidor, registrando um aumento expressivo nos negócios do produtor. Em 2013, foram comercializados 200 quilos de truta, o que deve ser 150% maior este ano. Comemoramos ainda um outro crescimento: o de produtores associados na cidade, que em 2014 eram dez e agora já são 21. Juntos, eles produzem 3 toneladas de truta por mês, número que deve dobrar em 2015 - adianta Nain.

Programação - Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.festivaldetruta.com.br e no Centro de Informações Turísticas da Prefeitura de Nova Friburgo que funciona na Praça Demerval Barbosa Moreira. Durante o evento, o local abrigará a “Casa da Truta”, ponto de referência para turistas que visitarem a cidade em busca da programação do 8º Festival de Truta.

A Fiperj - Criada em 7 de outubro de 1987, a Fiperj chegou aos 23 anos com apenas oito concursados, três veículos, um laboratório de pesquisa e duas unidades de assistência técnica praticamente desativadas. Mas a partir de 2011, com a vinculação à então recém-criada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), a Fundação ganhou recursos para desempenhar seu papel e vai comemorou seus 27 anos contabilizando muitas conquistas. Afinal, em pouco mais de três anos, já são 91 concursados, quase 30 veículos e 17 frentes de atuação com as quais leva assistência a pescadores, aquicultores e produtores aos quatro cantos do estado do Rio.

A produção de truta – Por ser um peixe característico de águas limpas e frias, a truta encontra na Região Serrana um ambiente mais do que favorável para a sua criação. O biólogo marinho Augusto Pereira, diretor de
Pesquisa e Produção da Fiperj, explica que outros dois aspectos necessários para o desenvolvimento do peixe são a alta taxa de oxigênio dissolvido na água (mais de 6mg/ml, particularidade de rios da nascente) e o clima com temperatura máxima de 18ºC, com a reprodução acontecendo entre 8ºC e 12ºC.

Benefícios - A truta é uma das melhores fontes de ômega-3 (também encontrado na sardinha, no salmão e no atum) e de vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 e B6), bem como de potássio e fósforo. É ainda um dos peixes com mais vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e do sistema imunológico.