Sábado 18 de Maio de 2024

Estado promove palestra sobre associativismo e cooperativismo em Duque de Caxias
Autor: Pamela Araujo
24/04/2015 - 12:12
Em parceria com o Sebrae e Prefeitura, ação gratuita é voltada para produtores rurais da região

O Governo do Estado realiza na próxima terça-feira, dia 28, às 10h, a palestra Associativismo e Cooperativismo no auditório da Associação de Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio. Voltada para produtores rurais, a ação gratuita é fruto de mais uma parceria entre a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) e a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento da cidade.

Ministrada pela consultora do Sebrae, Marlize Porto, a palestra visa orientar produtores rurais, incluindo aquicultores (que cultivam organismos aquáticos, como peixes, crustáceos, anfíbios, entre outros) e pescadores, sobre o funcionamento e os benefícios das diferentes formas de organização, como as associações e cooperativas. A ideia surgiu após o Escritório Regional Metropolitano II da Fiperj (com sede em Caxias e atendendo outros oito municípios) constatar a tentativa de início de algumas associações e a pouca efetividade de outras organizações já em funcionamento no município.

- Este panorama de ineficiências é uma constante no cenário fluminense, ocasionando a dissolução de muitas associações e cooperativas e, com isso, o descrédito das mesmas. Um dos principais problemas é a pouca informação dos associados sobre a função e funcionamento dessas formas associativas, assim como a necessidade de união entre seus membros - avalia o chefe do escritório regional da Fiperj, o biólogo marinho Pedro Esteves.

Serviço:
Palestra Associativismo e Cooperativismo
Dia: 28 de abril de 2015
Horário: 10h
Local: auditório da Associação de Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB)
Endereço: Alameda Santa Alice, 310 - Xerém - Duque de Caxias - RJ.