Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Fiperj ministra Curso de Beneficiamento do Pescado em São João da Barra
Autor: Ascom Fiperj
20/05/2015 - 09:23
Em parceria com a Repsol e prefeitura, curso começa nesta quarta, 20, e vai capacitar pescadores, merendeiras e associados de cooperativas locais

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) promove a partir desta quarta-feira, 20, até a próxima sexta-feira, dia 22, em São João da Barra, no Norte Fluminense, o Curso de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado. Voltada para pescadores e familiares, merendeiras da rede municipal, associados de cooperativas locais e outras pessoas interessadas, a capacitação é fruto de mais uma parceria com a empresa Repsol Sinopec Brasil, e já tem 25 inscritos. O primeiro dia conta com uma palestra, às 14h; o segundo com conteúdo prático, das 9h às 17h; e o terceiro com a fabricação e degustação de produtos à base de peixe (como linguiça e hambúrguer), das 9h às 14h. O evento é gratuito e vai acontecer na unidade móvel do programa Plataforma Educativa da Repsol, que está localizada na Praça Nossa Senhora da Penha, s/nº, em Atafona.

Ministrado pelos médicos veterinários Luis Bernabe Castillo, que é chefe do Escritório Regional Norte Fluminense I da Fiperj (com sede em Campos dos Goytacazes), e Carlos Eduardo Filho, que compõe a equipe de extensionistas da instituição, o curso tem o objetivo de minimizar o desperdício, ensinando novas tecnologias de beneficiamento, manipulação e conservação do pescado. Além disso, visa estimular o aproveitamento do pescado, principalmente o de baixo valor comercial, agregando valor ao transformá-lo em produtos mais elaborados (como linguiça, fishburguer, nuggets, quibe, entre outras criações). Outra finalidade é introduzir o uso do pescado na merenda escolar, incentivando desde cedo o consumo do alimento. Entre os alunos estão pescadores da Colônia Z-2 (Atafona), e convidados das secretarias municipais de Pesca, de Trabalho e Renda, e de Educação e Cultura, também parceiras da Fiperj na ação.

Plataforma Educativa - A Plataforma Educativa Repsol é um programa itinerante da companhia Repsol Sinopec Brasil, que visa levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional a comunidades costeiras. Em uma unidade móvel, equipada com computadores, kits multimídias, energia solar e com capacidade para atender até 25 alunos por turma, são oferecidos cursos e palestras voltados para o segmento do pescado. A plataforma é coordenada pelo Instituto Atlantis de Preservação Ambiental e conta com o apoio de uma rede de parceiros que ministra cursos pelo estado, como a Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).

Serviço:
Dias: 20/05 - 14h - Palestra
21/05 - 9 às 17h - Conteúdo prático
22/05 - 9 às 14h - Finalização e encerramento
Local: Carreta da Plataforma Educativa Repsol - Praça Nossa Senhora da Penha, s/nº, Atafona.