Domingo 19 de Maio de 2024

Ministério da Pesca promove, em Niterói, a abertura da Semana do Peixe
Autor: Matheus Dames
11/09/2011 - 16:00
Em parceria com o Ministério da Saúde, o objetivo da Campanha é ressaltar a importância do consumo regular de pescado para uma alimentação saudável

Foi aberta hoje, no Mercado São Pedro, em Niterói, a Semana do Peixe, uma campanha do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Ministério da Saúde. A solenidade contou com a participação do ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, do secretário de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, e do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, Marco Botelho. A 8ª edição da Campanha, que vai até o dia 24 deste mês, tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente, com foco na alimentação saudável.

“Sediar o lançamento de um importante evento como esse reforça ainda mais a vocação que Niterói tem para o setor pesqueiro. Essa é uma atividade fundamental para a economia e para a tradição da cidade. Queremos que essa semana possa ser de muito consumo de peixe e que esse hábito se perpetue”, disse o secretário Felipe Peixoto.

Foram distribuídas cartilhas ao público presente contendo informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais melhoradas nutricionalmente, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras.

“O governo luta por uma vida saudável e por isso estamos incentivando uma boa maneira de se alimentar. O consumo de peixe é fundamental nesse processo”, discursou o ministro Luiz Sérgio.

Serão distribuídos, ainda, cartazes para serem afixados em bares, restaurantes e supermercados participantes da campanha, além do envolvimento das redes de saúde e da vigilância sanitária local.

“É muito importante auxiliar toda a cadeia produtiva do peixe e ajudar os próprios pescadores na inserção a políticas públicas, para o desenvolvimento de suas atividades. Nossa Fundação atua nesse âmbito, o de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor”, disse Marco Botelho, presidente da Fiperj.

De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento com relação ao ano de 2009, uma média de 2%. As vendas de pescados no período da Semana do Peixe também apresentaram alta, os números subiram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010. Lembrando que este crescimento costuma variar a depender da região.

A Semana do Peixe conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Entre as entidades parceiras está a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que coordenarão as ações de promoção de pescados organizadas por seus afiliados.

A solenidade contou, ainda, entre outras autoridades, com a presença do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, da deputada federal Jandira Feghali e do deputado estadual Paulo Ramos.

Dicas de compra

A Campanha tem também como objetivo prestar informações aos consumidores sobre quais itens observar na hora da compra. O peixe fresco, por exemplo deve possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante.

A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.

Alimentação Saudável

Consumir carnes com menor teor de gordura é essencial para quem deseja ter uma alimentação adequada. O consumo regular de pescados traz benefícios à saúde. De modo geral, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo. O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana.