Domingo 05 de Maio de 2024

Maricultura é pauta de reuniões na Fiperj
Autor: Ascom Fiperj
07/07/2015 - 10:30
Instituição recebeu na última sexta, 3, representantes da Prefeitura de Angra dos Reis e sediou encontro da Comissão Estadual de Infraestrutura e Fomento à atividade

Em um dia voltado para discussões acerca do segmento da maricultura (produção de organismos aquáticos em ambiente marinho), a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) sediou, na última sexta-feira, 3, duas reuniões que trataram do tema, na sede do órgão, no Centro de Niterói. Na primeira, o presidente da instituição, Essiomar Gomes, recebeu o subsecretário de Pesca e Aquicultura de Angra dos Reis, Ronaldo Viana, e o gerente de maricultura do município, Marcelo Lacerda. Já a segunda marcou a retomada das atividades da Comissão Estadual de Infraestrutura e Fomento à Maricultura no Estado do Rio de Janeiro (CIFMAR-RJ).

Contando ainda com o subsecretário de Estado de Pesca, Valdecir Ramiro, o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira, e o analista de recursos pesqueiros do Escritório Regional da Costa Verde, o biólogo André Luiz de Araujo, a primeira agenda tratou exclusivamente do encerramento do convênio entre o Instituto de Ecodesenvolvimento da Ilha Grande (IED-BIG) e as empresas Eletrobras/Eletronuclear e Petrobras. A parceria é responsável pelo custeio das operações do laboratório de produção de sementes de vieira (espécie de molusco com duas conchas) - o maior do Brasil, com capacidade instalada de 15 a 20 milhões de sementes/ano.

Em seguida, o grupo se uniu a membros da CIFMAR-RJ - criada pela Portaria nº 132, de 2 de julho de 2012, do Ministério da Pesca e Aquicultura -, que volta a se reunir após um hiato de ano e meio. Um novo encontro já foi pré-agendado para o próximo mês.

- Essas reuniões são de extrema importância para o setor, e a Fiperj está de portas abertas para que elas continuem acontecendo, aproximando cada vez mais o poder público dos maricultores, em busca de ações que beneficiem toda a população - destacou Essiomar.

O subsecretário de Estado de Pesca, Valdecir Ramiro, lembrou a força do segmento, em especial na Costa Verde.

- Moro em Paraty, onde fui vice-prefeito, e lá a Pesca representa a segunda maior economia do município, seguida do turismo, e há um grande potencial para a maricultura, com áreas propícias para o cultivo - informou o subsecretário, ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), que tem a Fiperj em sua estrutura.

A situação do IED-BIG também foi apresentada na reunião ordinária da CIFMAR-RJ, que vai acompanhar o caso. Na ocasião, foi proposta ainda a reformulação do regimento interno e da composição da Comissão. Participaram das discussões o representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Eduardo Moraes; o consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio (Sebrae-RJ), Fabrinni dos Santos; Maria Paula Almeida e Andreza Coutinho, as duas da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Rio de Janeiro (SFPA), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Marcos Bastos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Ronaldo Marques, da Secretaria de Pesca de Itaguaí; o engenheiro de pesca Bruno Ribeiro Plastina, extensionista do Escritório Regional Metropolitano II da Fiperj, com sede em Duque de Caxias; Felipe Landuci, pesquisador da Estação Experimental de Aquicultura Almirante Paulo Moreira, unidade de pesquisa mantida pela Fiperj em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio; o diretor Augusto Pereira e sua assessora Ana Carolina Iozzi.

A Comissão - Com a finalidade de gerir o apoio de infraestrutura e fomento à maricultura no estado, estabelecendo critérios para seleção de maricultores a serem beneficiados; acompanhando os resultados das atividades nas fazendas marinhas fomentadas; e estabelecendo diretrizes de fomento e apoio para o fortalecimento da maricultura, a CIFMAR-RJ é composta por um Grupo Técnico (GT) e outro formado por entidades representativas da maricultura nas regiões da Costa Verde, Metropolitana e dos Lagos. O GT é constituído pela SFPA-RJ/MPA; Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama) no Rio de Janeiro; Capitania dos Portos do Rio de Janeiro; Inea; Fiperj; prefeituras de Angra, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Itaguaí, Niterói Mangaratiba e Paraty; Sebrae-RJ; IED-BIG; UERJ; Núcleos de Pesquisa Sudeste I e II; e Pesquisa-ação da Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal (Papesca/Soltec).