Domingo 05 de Maio de 2024

Governo marca presença em festas agropecuárias no interior do estado
Autor: Ascom Fiperj
20/07/2015 - 17:55
Depois de Cordeiro e Barra do Piraí, Fiperj terá estande em Santo Antônio de Pádua, no próximo dia 30

Para difundir informações sobre projetos voltados a produtores rurais e incentivar a produção de peixes (aquicultura), o Governo do Estado, por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vem participando de tradicionais eventos agropecuários que agitam o interior. Entre os dias 15 e 19, a Fiperj contou com estandes na 67ª Exposição Agropecuária Sul Fluminense, em Barra do Piraí, no Médio Paraíba, e na 73ª Expo Cordeiro, na Região Serrana. Na próxima semana, de 30 de julho a 2 de agosto, é a vez da 36ª Exposição Agropecuária e Industrial de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense.

Os espaços contam com aquários com exemplares de peixes cultivados na região de cada evento, além de materiais com informações sobre a atividade, entre os quais folhetos e banners.

Expo Pádua - Em Pádua, o diferencial ficará por conta de uma exposição de rãs e distribuição de informativos voltados para a ranicultura. Organizado pelo Escritório Regional Noroeste Fluminense I da Fiperj (com sede no município e que atende outras cinco cidades da região), o estande será dividido com a Secretaria Municipal de Agricultura. O evento acontecerá no Parque de Exposições da cidade, e vai ter shows, barracas típicas, o concurso Rainha Expo 2015, entre outras atrações.

Expo Barra do Piraí - A 67ª Exposição Agropecuária do Sul Fluminense, em Barra do Piraí, contou com dois estandes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap, à qual a Fiperj é vinculada). Além do espaço destinado ao trabalho da Fundação, outro serviu para a divulgação do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro; e esclarecimentos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e o Banco de Alimentos, da Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (a Ceasa-RJ, também vinculada à pasta).

Durante os dias 18 e 19, o estande da Fiperj chamou atenção do público infantil com a oficina lúdico-pedagógica “Conhecendo nosso rio Piraí”, organizada pela bióloga e educadora ambiental da Coordenadoria de Planos Regionais da Sedrap, Úrsula Hallais. Com a finalidade de sensibilizar e conscientizar as crianças sobre a conservação do ambiente aquático e a importância do pescado na alimentação, a atividade envolveu trabalhos manuais que reutilizaram CDs na confecção de peixinhos inspirados em espécies nativas da região.

Com shows, parque de diversões, concurso leiteiro e rodeios, a festa teve início na quarta-feira, dia 15. Representando o governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Luiz Anchite, foi quem abriu o evento. Compareceram os subsecretários da pasta Sebastião Rodrigues (de Estado), Renato Bravo (Desenvolvimento Regional) e Valdecir Ramiro (de Pesca); o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes; o diretor de Pesquisa e Produção da Fundação, Augusto Pereira; entre outros funcionários da Sedrap e suas vinculadas.

Expo Cordeiro - Em Cordeiro, o espaço da Fiperj teve exposição de peixes taxidermizados, como o pirarucu e o pintado; um protótipo de tanque-rede com juvenis de tilápia, para demonstrar o cultivo intensivo da espécie; um tanque-rede original (1x1x1) parcialmente montado para que os produtores pudessem visualizar o tamanho real do equipamento; além de um protótipo de tanque de vidro escavado. Participaram do evento extensionistas e pesquisadores do Escritório Regional Centro-Norte Fluminense e da Unidade Didática de Piscicultura, Pesquisa e Produção de Peixes de Cordeiro, ambas as unidades localizadas no município serrano. Em sua 73ª edição, o evento teve ainda shows, exposições de animais de diversas raças, concurso leiteiro, tenda literária, e vendas de artesanatos.