Sábado 18 de Maio de 2024

Fiperj participa do 1º Seminário de Aquicultura e Pesca de Mangaratiba
Autor: Ascom Fiperj
13/08/2015 - 18:30
Em busca de uma maior integração do setor, evento reuniu cerca de 150 pessoas no município da Costa Verde

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) participou do 1º Seminário de Aquicultura e Pesca de Mangaratiba, na Costa Verde, na última quarta-feira, dia 12. Com o objetivo de melhorar a integração entre instituições, empresas, universidades e pescadores para o desenvolvimento sustentável da pesca nas baías de Sepetiba e da Ilha Grande, o evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reuniu cerca de 150 pessoas, no Centro Cultural Cary Cavalcanti.

Diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, o biólogo marinho Augusto Pereira compôs a mesa do evento ao lado de representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Mangaratiba. Augusto Pereira falou sobre a atuação da Fundação na região, por meio do Escritório Regional Costa Verde.

- Nosso escritório, que fica em Angra dos Reis, está à disposição de pescadores e aquicultores de cinco municípios, esclarecendo dúvidas sobre o cultivo, e auxiliando sobre políticas públicas voltadas para o setor - disse o diretor.

Da unidade, participaram a chefe Thaís Vilas Boas e o analista de recursos pesqueiros André Araújo, que fez uma apresentação sobre o trabalho realizado junto às mariculturas de Angra. Ele explicou o estudo com ração especializada para bijupirá (espécie de peixe cultivada na região), desenvolvido pela Estação Experimental de Aquicultura Almirante Paulo Moreira, unidade de pesquisa da Fiperj situada em Guaratiba, zona oeste do Rio; e o teste com coletores de mexilhão na Ilha Grande, feito com o apoio da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura de Angra dos Reis.

Já o técnico da unidade Costa Verde do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), Fabrinni Monteiro, aproveitou para divulgar o projeto Aquicultura e Pesca no Rio de Janeiro, que busca contribuir com o setor e ajudar a transformar a atividade em um negócio lucrativo. A iniciativa tem como parceiros a Fiperj e a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Estado do Rio de Janeiro (SFPA/RJ), do MPA.

Outros temas abordados no encontro foram: as boas práticas no beneficiamento de pescado; o monitoramento nas baías de Sepetiba e da Ilha Grande; o perigo de extinção do Boto Cinza e a regulamentação da APA Boto Cinza; o gerenciamento costeiro; e o licenciamento ambiental da maricultura.

Entre o público comparecerem representantes de associações, colônias, instituições e empresas ligadas ao setor, entre os quais a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Instituto Boto Cinza e a Capitania dos Portos.