Sábado 18 de Maio de 2024

Governo do Estado participa do Dia da Nutrição em Maricá com orientações sobre consumo de pescado
Autor: Ascom Fiperj*
10/09/2015 - 12:00
Promovido pela prefeitura e conselho de nutricionistas, evento atraiu centenas de pessoas em busca de hábitos alimentares saudáveis

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por meio de sua vinculada, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), levou orientações sobre o consumo do pescado fresco e dicas de preparo do alimento à ação “Comida de verdade no campo e na cidade”, realizada no último dia 4, em Maricá, na Região Metropolitana. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) com apoio do Conselho Regional de Nutricionistas - 4ª Região (CRN-4), o evento reuniu centenas de pessoas na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro da cidade.

A proposta é incentivar o consumo de alimentos in natura e, dessa forma, resgatar hábitos mais saudáveis, reduzindo a ingestão dos ultra processados, de acordo com as normas do Novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Segundo a consultora técnica de alimentação e nutrição do CRN-4, Lúcia Santos, “devemos voltar a sentir o gosto real dos produtos, e isso encontramos em alimentos sem agrotóxicos e sem aditivos”.

A Fiperj participou do evento com um estande da campanha “De Olho no Peixe”, com esclarecimentos sobre o que deve ser observado na hora de comprar o pescado, como olhos e escamas brilhantes, guelras vermelhas, entre outros aspectos. No espaço, técnicos da Fundação, os biólogos Filipi Pereira e Paulo Vianna, ressaltaram ainda os benefícios de se comer peixe: fonte de ômega 3 (que reduz os riscos de doenças cardiovasculares, tem ação anti-inflamatória, e auxilia na regeneração de neurônios e no desenvolvimento cerebral), vitaminas, cálcio e proteínas. Também foram distribuídas receitas à base de peixes tanto do mar quanto de água doce, todas de fácil preparo e preços acessíveis.

Presente na ação, o subsecretário de Estado Sebastião Rodrigues elogiou a iniciativa, salientando a importância das parcerias entre Estado e Municípios em benefício da sociedade. E destacou a necessidade de se incentivar, principalmente, o consumo do pescado produzido no estado do Rio.

- A pesca é uma atividade muito expressiva em Maricá, e alertar a população sobre as vantagens de se comer um peixe de boa qualidade contribui não apenas para a manutenção da saúde pública como fomenta o setor pesqueiro e a economia fluminenses. Todos saem ganhando - afirmou.

Ação social - O evento, que também serviu de comemoração pelo Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, contou com venda de produtos orgânicos, distribuição de mudas de pimenta, além de aferição de pressão arterial e teste de glicose. Os índios Tupi-Guaranis da Aldeia Mata Verde Bonita ofereceram ainda comidas típicas para degustação.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Rubem Pereira, aproveitou para estimular a agricultura familiar. “Quem possui espaços cultiváveis em casa deve aproveitá-lo. Fazer uma horta, colher alimentos sem agrotóxico e cuidar da saúde”, disse.

*Com informações da Prefeitura de Maricá