Domingo 05 de Maio de 2024

Autor: Ascom Fiperj
30/05/2016 - 13:08
Cerca de 10 mil pessoas passaram pela cidade nos três dias de evento

O Gastronomia do Mar em Mangaratiba foi um grande sucesso! Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o evento, que tem como objetivo estimular a produção e o consumo pescado e levar a alta gastronomia ao público, além de fomentar o turismo local, contribuindo para o desenvolvimento regional. Realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro da cidade, o festival contou com workshops e oficinas gastronômicas, pratos à base de peixe nos restaurantes participantes, concurso e shows, movimentando o turismo e comércio locais. As próximas edições acontecerão em Paraty, em junho, e Angra dos Reis, em julho.

A ação é promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista da Costa Verde (Sicomércio) com o patrocínio da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc Rio) e o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Senac-RJ), que constituem o Sistema Fecomércio-RJ. Conta ainda com o apoio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e de Turismo (Setur), da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, vinculada à Sedrap) e da Prefeitura Municipal de Mangaratiba; e com a organização da Open Brasil.

Moradores de Mangaratiba, o funcionário público Rafael Pereira, de 43 anos, e a comerciante Carolina Vasconcelos, de 34, sua esposa, participaram de todos os dias do evento e elogiaram o projeto e a estrutura.

- Para quem não conhece muito a fundo a gastronomia, este é o primeiro contato, que pode trazer mais interesse. Para quem já conhece, é uma maneira de aperfeiçoar a técnica e saber mais sobre o pescado, que é um alimento tão importante – disse Rafael.

- É uma excelente ideia para difundir e popularizar a boa gastronomia, além de ser uma experiência única para quem nunca viu um chef cozinhando ao vivo – concluiu Carolina.

À frente da Fiperj, Essiomar Gomes ficou muito satisfeito com a aceitação do projeto. “A cidade aderiu ao Gastronomia do Mar de uma forma que não esperávamos. O evento foi um sucesso, e estamos ansiosos pelas as próximas edições, que acontecerão em Paraty e Angra dos Reis”, disse ele.

O presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Orlando Diniz; o secretário de estado de Turismo, Nilo Sérgio; o prefeito de Mangaratiba, doutor Rui Tavares; os secretários municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Roberto Monsores, e de Finanças, Flávia Ferrazini; e o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira, foram algumas autoridades que prestigiaram o festival.

Workshops e oficinas – Durante os dois primeiros dias, foram realizados workshops de gastronomia, entre as 10h e 17h, com receitas preparadas pela equipe do Senac-RJ e técnicos da Fiperj. Às 19h da sexta e do sábado, o chef Júlio Lima apresentou pratos mais elaborados à base de peixes comuns na região. No domingo, o evento se encerrou com uma oficina infantil, onde as crianças aprenderam a fazer pão de queijo e cupcakes, podendo se divertir na decoração dos doces.

Concurso – O chef Júlio e sua equipe do Senac-RJ foram os jurados do concurso gastronômico que elegeu os melhores pratos à base de pescado dos sete restaurantes participantes. A caldeirada de frutos do mar levou ao Restaurante Oceano o prêmio de primeiro lugar, e uma grande emoção para os funcionários. “Esta é uma receita do meu avô, que inaugurou este restaurante quando se aposentou da aeronáutica e resolveu morar aqui. Vencer é uma grande homenagem a ele”, contou Tânia David, que passou a tomar conta do estabelecimento após a morte do avô. O segundo lugar ficou com o Restaurante Mirante, e o terceiro com o Nami Sushi Praia.

Shows – Leoni reuniu mais de 4 mil pessoas na praça principal da cidade durante a última noite do festival. O show reuniu grandes sucessos do cantor, tanto de sua carreira solo quanto das bandas Kid Abelha e Heróis da Resistência. Na sexta, bandas da região já haviam levantado o público com grandes sucessos sertanejos, cantados pela dupla Henry e Fabiano, e sambas e pagodes, com o grupo Só Lazer.