Sábado 18 de Maio de 2024

Fiperj participa da abertura da 3ª Semana do Agricultor, em Angra dos Reis
Autor: Ascom Fiperj
01/08/2016 - 13:49
Promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae-RJ e a Emater-Rio, evento vai até o próximo dia 6

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) participou, no último dia 26, da abertura da 3ª Semana do Agricultor, em Angra dos Reis, na Costa Verde. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), vai até o próximo dia 6. A abertura aconteceu na Associação Quilombola de Santa Rita do Bracuhy, onde a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), projeto do Sebrae-RJ, começará a ser implantada na cidade.

Na ocasião, a quilombola e produtora rural Marisa de Souza mostrou interesse em iniciar uma piscicultura (cultivo de peixes) na propriedade. O extensionista da Fundação Sandro Ricardo da Costa, do Escritório Regional (ER) Médio Paraíba, que estava representando o ER Costa Verde, coletou as informações do local e preencheu a ficha para que a equipe da instituição dê prosseguimento à instalação do cultivo, prestando a assistência técnica necessária.

Os convidados puderam fazer um tour na associação e conhecer o centro de visitação que conta toda a história do quilombo. A mesa principal contou com representantes da Prefeitura, do Sebrae e produtores rurais, e o público foi convidado a participar de um mutirão para o primeiro cultivo do tipo “mandala” (plantação sustentável com formato de círculo).

A programação da semana segue com sessão especial na Câmara Municipal em homenagem ao Dia do Agricultor (3 de agosto), seguida de palestra “Fortalecer a agricultura familiar é valorizar a vida”; e Feira de Agricultura Familiar, no dia 6, na praça Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade, com exposição e venda de produtos da roça.