Quarta-feira 15 de Maio de 2024

Fiperj participa do II Tilápia Gourmet de Ipiabas
Autor: Ascom Fiperj
01/09/2016 - 13:58
Evento gastronômico com foco na tilápia agitou região do Médio Paraíba

Com o objetivo de fomentar a criação de tilápias e orientar o público interessado, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) participou do II Tilápia Gourmet de Ipiabas, na região do Médio Paraíba. O festival gastronômico visa incentivar o consumo e a cadeia produtiva de tilápia (peixe muito cultivado na região), além de sua integração com o setor turístico, e aconteceu entre os últimos dias 26 e 28, no Centro de Ipiabas, distrito de Barra do Piraí.

Técnicos do Escritório Regional Médio Paraíba, com sede em Piraí, e do Centro de Produção de Alevinos de Rio das Flores, ambos da Fiperj, apresentaram os trabalhos da Fundação e tiraram dúvidas do público acerca de aquisição de alevinos, e deram orientações sobre a regularização da aquicultura (cultivo de peixes e outros organismos aquáticos) e implantação de tilapicultura. Além disso, foi disponibilizado material técnico e informativo sobre produção de tilápia e benefícios do consumo do peixe.

Promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Piraí (Sicomércio) e patrocinado pelo Sistema Fecomércio RJ, formado pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Serviço Social do Comércio (Sesc Rio) e Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Senac-RJ), o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí e do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Agricultura e Pecuária (Seapec) e da Fiperj.

O II Tilápia Gourmet contou com oficinas gastronômicas com chefs do Banco Rio de Alimentos e do Senac-RJ; pratos especiais à base do peixe nos restaurantes participantes; concurso gastronômico; oficina infantil; e shows de MPB.