Sábado 27 de Abril de 2024

Pescadores e produtores recebem palestra sobre Piscicultura Continental, no Norte Fluminense
Autor: Ascom Fiperj
29/09/2016 - 13:47
Promovida pela Fiperj e o projeto Pescarte, ação reuniu cerca de 20 pessoas em São João da Barra

Cerca de 20 pessoas, entre pescadores artesanais e produtores rurais, foram capacitadas, no último dia 27, sobre criação de peixes em água doce no Norte Fluminense. Promovida pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) em parceria com o projeto Pescarte, a palestra Noções Básicas sobre Piscicultura Continental aconteceu na Colônia de Pescadores Z-1, em Açu, distrito de São João da Barra. A ação foi uma iniciativa do projeto que, junto do Escritório Regional Norte Fluminense I da Fiperj (órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura), pretende disseminar informações de interesse dos setores pesqueiro e aquícola e fomentar as atividades.

Na palestra, foram abordados sistemas de cultivos, espécies de peixes, escolha do local, construção de viveiros, qualidade de água, alimentação e licenciamento ambiental. Para as próximas capacitações, nos meses de outubro e novembro, respectivamente, serão abordadas noções básicas sobre piscicultura ornamental e carcinocultura (criação de camarões). A primeira ação aconteceu em agosto, e teve como tema Políticas Públicas para Pesca e Aquicultura.

Pescarte – A principal finalidade do Pescarte é a criação de uma rede social regional integrada por pescadores artesanais e por seus familiares, buscando, por meio de processos educativos, promover, fortalecer e aperfeiçoar a sua organização comunitária e a sua qualificação profissional, bem como o seu envolvimento na construção participativa e na implementação de projetos de geração de trabalho e renda. O projeto faz parte do programa de educação ambiental da bacia de Campos (PEA-BC), que é uma medida mitigatória do licenciamento ambiental federal, e foi instituído pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em 2010.