Sexta-feira 03 de Maio de 2024

Curso de reprodução artificial e larvicultura de peixes é promovido pela Fiperj.
Autor:
25/05/2017 - 10:00
O evento, que ocorreu na Estação de Piscicultura da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua, capacitou cerca de 30 pessoas com interesse na atividade.

No último dia 17/05, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Escritório Regional Noroeste Fluminense I, promoveu o curso de reprodução artificial e larvicultura de peixes na Estação de Piscicultura da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua. Cerca de 30 pessoas foram capacitadas, entre produtores rurais, técnicos e interessados na atividade, oriundos das regiões Serrana, Norte, Noroeste e Baixada Litorânea do Rio de Janeiro.

A ação, promovida em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi ministrada pelo pesquisadores Jandyr Filho, coordenador de Aquicultura e Pesca Interior da Fundação, e Rodrigo Takata. O curso foi divido em parte teórica, com estudo da fisiologia aplicada à reprodução, os tipos e técnicas de reprodução artificial e larvicultura; e prática, com a aplicação de técnicas de anestesia e indução hormonal de machos e fêmeas de Curimba, assim como a extrusão e fertilização dos gametas, incubação dos ovos, visualização em lupa e microscópio do desenvolvimento embrionário, ativação da motilidade dos espermatozoides e terapia hormonal para desova semi-natural do Lambari.

Os exemplares de Curimba utilizados no curso foram doação da Associação de Pescadores do Distrito de Itaperuçu (APEDI).