Domingo 28 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
4ª edição do curso de ranicultura é ministrada com sucesso em Piraí, e evento já possui data para próxima edição, dia 22/09.
Autor:
14/09/2017 - 10:00
Mais uma vez, o curso de Introdução à ranicultura é realizado com sucesso por técnicos da Fiperj. E a próxima edição será no dia 22/09 no município de Comendador Levy Gasparian.

Realizou-se no final de agosto a 4ª edição do curso de Introdução à Ranicultura, oferecido para produtores rurais interessados em desenvolver a produção e criação de rã-touro. O curso, oferecido gratuitamente pela Fiperj, ocorreu no Escritorio Regional Medio Paraiba, em Pirai, e foi ministrado pelo pesquisador Marcelo Maia Pereira, do Centro de Treinamento de Aquicultura de Rio das Flores (CTARF) da instituição.

Os tópicos abordados foram: Normas para instalação de raniculturas; A unidade de produção de rãs e seu gerenciamento; Biologia das rãs; Qualidade do ambiente e da água; Reprodução, Eclosão, girinos e metamorfose; A produção de rãs pós-metamorfose; Alimentação e nutrição; Profilaxia e doenças; Transporte de girinos e rãs; Processamento do pescado; e algumas práticas.

Participaram do curso 13 produtores rurais dos municípios de Valença, Piraí, Barra Mansa, Pinheiral e Quatis. Ao final do dia, houve demonstração prática com exemplares de girinos de rã-touro e os tecnicos da Fundação se colocaram a disposição para prestar assistência técnica aos interessados em iniciar a atividade ranicula desde a implantação até a regularização do empreendimento.

A próxima edição do curso já tem data confirmada. Será no dia 22 de setembro, no município de Comendador Levy Gasparian, em parceria com a EMATER Três Rios, com início programado para 9h. Para realizar a inscrição e mais informações, entrar em contato pelo telefone (21) 24586163.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741